OURICURI (PE): 21 mil imóveis vão ser vistoriados no combate ao Aedes, na cidade

Mutirões de limpeza contam com o suporte de caçambas e máquinas retroescavadeiras

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Na luta contra o Aedes aegypti, Ouricuri pretende vistoriar 21 mil imóveis em toda cidade. Destes, 18 mil já foram visitados até o fim desde mês. 122 agentes comunitários de saúde e 33 agentes comunitários de endemias então nas ruas do município eliminando os focos do mosquito transmissor da dengue, Zika vírus e Chikungunya.  As localidades mais afetadas pela infestação do Aedes, em Ouricuri, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, são: Santo Antônio e Nossa Senhora de Fátima. Severino Rodrigues é confeiteiro e mora em Santo Antônio. Ele já teve a casa vistoriada pelos agentes e conta que é cuidadoso com a limpeza de casa para não dar chances para o mosquito nascer.  
 
SONORA: Confeiteiro, Severino Rodrigues
 
“Eu cuido demais. Caixa bem tampada, é balde, é máquina de lavar, tanquinho, tudo bem fechado. São coisas que eu cuido bastante.”
 
REPÓRTER: Ouricuri vai promover mutirões de limpeza de combate ao Aedes nos dias oito e 10 deste mês. A ação vai contar com o suporte de máquinas retroescavadeiras e caçambas que vão passar por 20 bairros do município. O combate ao Aedes também está nas escolas da cidade. Professores orientam os alunos sobre os cuidados que se deve ter para evitar que o mosquito nasça.  Além disso, bombas borrifadoras são usadas nos locais com grande infestação do mosquito.  Mas, os moradores devem facilitar a entrada dos agentes nas residências e desenvolver as práticas de combate ao Aedes de forma rotineira, como pede a secretária Municipal de Saúde de Ouricuri, Maria do Carmo.
 
SONORA: Secretária Municipal de Saúde de Ouricuri, Maria do Carmo.
 
"Eu me dirijo à toda população de Ouricuri, tato da Zona Urbana quanto da Zona Rural que, por gentileza, abram suas portas, recebam os agentes de endemias. São apenas pessoas que querem ajudar, que observar como está os depósitos de água das residências, querem passar informações para vocês.”  ”
 
REPÓRTER:  Cada família deve dedicar 15 minutos por semana para combater o Aedes aegypti. É importante que o mosquito seja eliminado porque não há remédios e nem vacinas para o tratamento de dengue, chikugunya e Zika vírus, como explica o Ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
SONORA: Ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
“Como nós não temos vacina, nós só temos um caminha a trilhar: é eliminar o mosquito para que ele não transmita nem a dengue, nem a chikungunya e nem o vírus Zika.”
 
REPÓRTER: Qualquer pessoa que queira contribuir no combate ao Aedes em Ouricuri, basta ligar no telefone da Secretaria Municipal de Saúde. O número é: 3874-3507. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br

 


Reportagem, Marquezan Araújo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.