OLIMPÍADAS 2016: Aplicativo vai ajudar torcedores a prevenirem doenças durante os jogos

Torcedores vão poder utilizar aplicativo para localizar farmácias, hospitais e serviços de saúde mais próximos 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Faltam 493 dias para o ínicio dos Jogos Olimpicos no Brasil. E o Ministério da Saúde já está desenvolvendo uma série de ações, entre elas uma ferramenta que vai ajudar  na prevenção de doenças durante os jogos . Trata-se de um aplicativo de vigilância participativa para as Olimpíadas. Previsto para ser lançado no início do ano que vem, a ferramenta vai ter como base o “Saúde na Copa”, que foi utilizado com sucesso no período da competição mundial no ano passado. A consultora, Greice Madeleine, por exemplo ,  foi umas das várias pessoas que já conheceu a ferramenta em 2014. Segundo ela, o aplicativo ajuda não só os turistas, como os próprios moradores da cidade a acharem os serviços de saúde mais rápido.
 
SONORA: consultora – Greice Madeleine
 
“Eu utilizei também e tenho o aplicativo até hoje no meu celular em função da utilidade dele em localizar os serviços de saúde mais próximos e as farmácias mais próximas, além do aplicativo ter outras informações relacionadas aos cuidados sobre a saúde. Eu recomendaria. Eu acho que ele é extremamente útil, principalmente para quando você vai para uma cidade que você não conhece.”
 
REPÓRTER: O aplicativo de vigilância participativa para as Olimpíadas vai permitir ainda que a população  ajude a monitorar os eventos de saúde pública, além de acompanhar orientações sobre cuidados de saúde em três idiomas e verificar os serviços  mais próximos. De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o aplicativo vai contar com a participação de todos os usuários.
 
SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro
 
“É uma maneira de fazer vigilância epidemiológica participativa, ou seja, envolver o usuário, o próprio cidadão, o próprio turista num conjunto de informações que possam nos ajudar a antecipar o processo de intervenção.”
 
REPÓRTER: Quando for lançado, o aplicativo de vigilância participativa para as Olimpíadas vai estar disponível nos sistemas operacionais: IOS, Android e Windows Phone de forma totalmente gratuita. Além desse aplicativo, o Ministério da Saúde lançou um pacote de ações de assistência e vigilância a ser aplicado no período dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro. Para saber mais sobre essas ações acesse a página do Ministério da Saúde. O endereço é www.saude.gov.br
 
Reportagem, Victor Maciel

Receba nossos conteúdos em primeira mão.