Data de publicação: 05 de Abril de 2017, 23:56h, atualizado em 17 de Julho de 2020, 18:31h
...
LOC: Novo Airão apresenta baixas estatísticas de contágio pelos vírus da Dengue, Zika e Chikungunya. Dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas mostram um registro de apenas 22 casos de Dengue, 12 de Zika e 10 de Chikungunya, até o dia 23 de março deste ano. De acordo com a coordenadora das ações da Dengue, Ruzenyr Vieira dos Santos, uma das estratégias que contribuem no combate ao mosquito transmissor dos vírus são as visitas domiciliares. Ela explica que as equipes visitam as regiões com maior índice de infestação.
TEC/SONORA: Ruzenyr Vieira dos Santos, coordenadora das ações da Dengue de Novo Airão.
“A gente tem uma equipe que trabalha diretamente nas visitas casa a casa e tem uma equipe que trabalha na eliminação, quando aparece uma notificação de Dengue, Chikungunya ou Zika vírus. Nós fomos casa a casa fazer educação em saúde e eliminação de criadouros.”
LOC: A coordenadora explica que as equipes trabalham no sentido de criar uma cultura de combate ao mosquito transmissor, para que os cuidados façam parte da rotina dos moradores.
“Falamos sobre as doenças que o mosquito causa, a situação que está o município. Esse é o tipo de abordagem que a gente faz com os moradores, quando a gente está fazendo as ações e na rotina também. A gente usa muita educação em saúde.”
LOC: Ainda que a equipe cumpra todas as rotinas de trabalho, Ruzenyr afirma que os agentes ainda encontram dificuldades em conseguir um comprometimento da população e que o período de chuvas, considerado o mais crítico, exige um cuidado maior.
TEC/SONORA: Ruzenyr Vieira dos Santos, coordenadora das ações da Dengue de Novo Airão.
“Nem sempre a gente consegue. Tem pessoa que é muito difícil. A gente tenta mudar isso. Com algumas pessoas a gente já conseguiu mudar esse hábito. Explicando para eles que algumas pessoas que já pegaram Zika e Dengue. As pessoas que já tiveram são as que se preocupam mais. Agora, por causa desse período de chuva, a gente não está conseguindo diminuir, mas todo dia a gente está em campo.”
LOC: Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev