Data de publicação: 16 de Março de 2015, 02:01h
REPÓRTER: Na Região Nordeste, 76% dos focos dos criadouros do Aedes Aegypt estão no armazenamento inadequado de água. Por isso, a população precisa ficar atenta às caixas d’água, tonéis e baldes. Todos esses recipientes precisam ter o isolamento adequado para evitar que o mosquito se reproduza, conforme explica a diretora estadual de vigilância epidemiológica de Alagoas, Cleide Moreira
SONORA: A diretora estadual de vigilância epidemiológica de Alagoas – Cleide Moreira
“Aqui em Alagoas você tem a predominância de reservatório para consumo humano sem ter os cuidados adequado adequados, que seria proteger para evitar a proliferação do mosquito. Nós recomendamos cobrir seus reservatórios de água para consumo, caixa d’agua, tonéis, tanques, porque em relação a esses cuidados evitaremos não só a dengue mas muitos outros problemas de saúde.”
REPÓRTER: A aposentada do município de Atalaia, em Alagoas, lava roupas para complementar a renda. Ela possui dois reservatórios de água em casa e conta que sempre toma os cuidados necessários para evitar que surjam novos focos do mosquito transmissor.
SONORA: aposentada – Maria das Dores Carvalho
“Eu tenho um poço no meu quintal ele é lacrado e não entra nem formiga por fora e eu tenho um tambor também cheio de água. Eu sempre lavo e sempre eu boto um pouquinho de água sanitária dentro, porque eu acho que o mosquito pode entrar por qualquer buraquinho. Tudo a gente pode evitar. Porque a gente evita, e eu sempre estou olhando.”
REPORTER: O ministro da Saúde, Arthur Chioro, lembra que afastar a dengue e a chikungunya das nossas casas e da nossa vizinhança leva no máximo 15 minutos.
SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro
“Gastem 15 minutos. Quinze minutos olhando se a caixa d'água da sua casa está devidamente tampada, se a calha está acumulando água, se têm pratinhos nos vasos que estão acumulando água, brinquedos no quintal, garrafas. Ou seja, qualquer local que possa acumular água limpa parada.”
REPÓRTER: Para combater a dengue e a chikungunya, o Ministério da Saúde repassou em janeiro mais 150 milhões de reais a todos os estados e municípios. Para saber mais, sobre como evitar os focos de criadouros da dengue, acesse o site do Ministério da Saúde. O endereço é www.saude.gov.br.
Reportagem, Diane Lourenço
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev