NAZARÉ DA MATA (PE): Município está há 2 anos com risco de infestação pelo mosquito da Dengue

Além de Nazaré da Mata, mais cem municípios pernambucanos estão com alto índice de infestação do mosquito transmissor

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Nazaré da Mata está em risco de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, segundo o Ministério da Saúde. Desde 2015 que o município não consegue diminuir o nível de infestação do mosquito. Assim como em boa parte do Nordeste, o armazenamento de água pela população é necessário. O problema é que, se a água não for estocada da forma correta, o mosquito vai encontrar lugar para colocar os ovos. E esse é um dos fatores que contribui para Nazaré da Mata estar nessa situação, como explica a Gerente de Vigilância em Saúde, de Pernambuco, Claudenice Pontes.

TEC/SONORA: Claudenice Pontes, Gerente de Vigilância em Saúde

“Esse é o nosso maior problema. Eles usam muito baldes e tonéis. Então nós orientamos para que eles armazenem água adequadamente. Que não deixem nenhuma abertura para que o mosquito possa entrar e se proliferar. Se você encontrar larvas no seu depósito, tente recolher porque aquilo pode virar um mosquito transmissor de doença. Então a única forma que eles vão ter, realmente, é fazer uma vedação adequada.”

LOC: Além de Nazaré da Mata, mais cem municípios pernambucanos estão com alto índice de infestação do mosquito transmissor. João Alfredo, Inajá e Arcoverde são as cidades mais afetadas do estado. No Nordeste, os depósitos de água, como tonéis, tambores e caixas d’água são os principais tipos de criadouros. O Ministério da Saúde recomenda que cada família dedique 15 minutos por semana para eliminar os focos do mosquito dentro de casa. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.