NATAL (RN): Cuidados em casa são prioridade no combate a Dengue

Salvar imagem

 
LOC: Natal está na lista dos municípios com risco de infestação do mosquito da Dengue, de acordo com o levantamento do Ministério da Saúde. O mosquito pode transmitir também a Chikungunya e Zika, doenças que podem debilitar a saúde e até levar a morte. Por isso o cuidado, principalmente em casa, deve ser dobrado para evitar que o mosquito nasça e prejudique a saúde da sua família. Roseni de Sousa sabe bem disso. Em março deste ano, o pai dela teve a febre Chikungunya e até hoje sofre com sequelas da doença. Não consegue falar, nem andar direito. Mesmo Roseni tendo os cuidados dentro de casa, o mosquito transmissor dessa doença conseguiu prejudicar a vida do pai dela. Depois desse triste episódio, ela conta que agora observa também a sua vizinhança para evitar que ela e outras pessoas sofram como o pai.
 
TEC/SONORA: Roseni de Sousa, Do lar. 
 
“Como eu moro em condomínio, eu sempre dou uma observada nessas plantas, para ver se está com água acumulada. Tem algumas no estacionamento e deixam os copos cheios com água. Aí não dá para dar bobeira não. É muito importante. Seu vizinho pode não fazer, mas você faz. Pode ser que seu vizinho não saiba como cuidar, como evitar. Já conversa com ele. Até porque não é nada difícil. Um mosquito velho do tamanho de nada, já derrubou meio mundo, né? Juntar todo mundo que é para derrubar ele.”
 
LOC: Mesmo com as ações coordenadas de combate ao mosquito transmissor de Dengue, Chinkungunya e do Zika em Natal, ainda é fundamental que cada morador observe atentamente sua casa. Como reforça o coordenador do controle de endemias do estado, Walter Luiz dos Santos.
 
TEC/SONORA: Walter Luiz dos Santos, coordenador do controle de endemias
 
“O principal problema é a casa do povo mesmo, é o domicílio, é a residência. É onde estão concentrados mais de 90% dos focos que a gente pega. A nossa mensagem é essa. Estar mostrando às pessoas se não cuidarem de suas casas vão adoecer de uma dessas três doenças. Eu estou nesse trabalho há bastante tempo. Eu imagino hoje é que a gente só vai ter um resultado positivo quando os próprios moradores cuidarem de suas casas“.
 

LOC: Cerca de 400 agentes de saúde e endemias trabalham juntos para eliminar esse mosquito em Natal e você também pode ajudar. Evite objetos que acumulem água parada e mantenha seus reservatórios de água bem tampados. Cuidado com entulhos no quintal e na vizinhança. Saiba mais no site, saude.gov.br/combateaedes  

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.