NANUQUE (MG): Aproximadamente 22 mil pessoas já foram vacinadas

Com quase 90 por cento da população vacinada, tanto no campo quanto na cidade, os postos de saúde de Nanuque estão recebendo moradores de outras localidades do Vale do Mucuri. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Vinte e duas mil pessoas já foram vacinadas contra a febre amarela em Nanuque, que recebeu 26 mil doses da vacina. Oito casos suspeitos da doença estão sendo investigados na cidade. Não há nenhum caso confirmado até agora. Os agentes de saúde do município estão indo de casa em casa para saber quem ainda não se vacinou, segundo informações da secretaria municipal de Saúde. O município realiza, desde janeiro, trabalho na zona rural, conjunto entre as secretarias de Saúde e Agricultura, para levar vacinas às comunidades de Ramos, na sede da Associação dos Produtores Rurais.Com quase 90 por cento da população vacinada, tanto no campo quanto na cidade, os postos de saúde de Nanuque estão recebendo moradores de outras localidades do Vale do Mucuri. Nilma Bita, 43 anos, vendedora da loja de produtos de beleza Beauty Center no centro de Nanuque, tomou a vacina recentemente porque estava com medo da febre amarela.
 
TEC./SONORA: Nilma Bita, vendedora.
 
“Tomei agora, nessa que teve agora. Fiquei com medo da doença. Não estava cheio não, estava vazio. Um vazio assim, sempre toda hora estava aparecendo gente. A fila era pequena não era ‘filona’ não. Tinha a fila, pegava a senha e faz ficha. Daí eles chamam de quatro pessoas e vai atendendo rapidinho e chamas mais quatro. Foi rápido.”
 
LOC.: O subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde de Minas, Rodrigo Said, lembra que quem já tomou a segunda dose não precisa se vacinar.
 
TEC./SONORA: Rodrigo Said, subsecretário de vigilância e atenção à saúde.

“É importante destacar que a vacina da febre amarela já era uma vacina já prevista no calendário nacional. Devido à ocorrência dos casos, houve um boom, uma procura imediata pela vacinação. Muita gente, inclusive na fila, pode ter as duas doses previstas, e estão procurando por um reforço. É importante destacar que não há necessidade desse reforço a partir do momento em que essa pessoa já tem as duas doses dessa vacina.”
 

LOC.: O Ministério da Saúde destaca que é importante guardar o cartão de vacinas. Quem perdeu deve procurar o serviço de saúde que costuma frequentar e tentar resgatar o histórico. Se não conseguir, é bom tomar a vacina. Para mais informações, acesse www.saude.gov.br

Receba nossos conteúdos em primeira mão.