MUTIRÃO: Into realiza cirurgias de ombro até esta sexta-feira (28)

MUTIRÃO: Into realiza cirurgias de ombro até esta sexta-feira (28)

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio – 1min55seg

REPÓRTER: O Into, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, promove até esta sexta-feira um mutirão para beneficiar pacientes que precisam de cirurgia de ombro. A ação vai atender cerca de 80 pacientes com lesões nessa região. Os pacientes que fazem parte do mutirão são de vários estados do país e precisam de cirurgias mais complexas. É o que explica o chefe do Centro de Cirurgia de Ombro e Cotovelo do Into, Martim Teixeira Monteiro.

SONORA: chefe do Centro de Cirurgia de Ombro e Cotovelo – Martim Teixeira Monteiro

"São cirurgias muito mais demoradas, muitas sequelas que vêm do interior do Brasil com lesões muito graves e que demandam um tempo de cirurgia muito grande. Então a gente durante o ano faz isso. Toda atenção é focada nisso, então a gente consegue fazer um número de cirurgias maior. Eles vêm, são operados e também voltam, mas voltam, mas voltam espaçadamente porque o médico de origem acompanha e manda para a gente para uma revisão a cada seis meses."

REPÓRTER: O aposentado do Rio de Janeiro, Jorge de Andrade, fez a cirurgia no ombro e já está em casa. Ele conta que o procedimento foi um sucesso.

SONORA: aposentado – Jorge de Andrade

" Eu tinha dores no braço, eu não tinha a mobilidade total no braço porque doía. Eu tinha feito uma tomografia anterior e mostrou que eu estava com dois centímetros de ruptura do ligamento. Então a partir daquele momento eu não podia mais pegar peso, fazer nada com o braço porque doía. Então, agora, essa cirurgia foi para fazer esse reparo.O atendimento foi perfeito, nota 10. E agora, vou aguardar o restabelecimento. Vim hoje para casa e espero melhorar."

REPÓRTER: A instabilidade do ombro é um problema que afeta mais os jovens. As causas dessa instabilidade  geralmente são acidentes de trânsito, quedas e até lesões pela prática de esportes, como lutas, vôlei e futebol. Para saber mais, acesse: www.into.saude.gov.br.  

Reportagem, Diane Lourenço

Receba nossos conteúdos em primeira mão.