MUTIRÃO: Comarcas do interior recebem mutirão carcerário

Teve início nesta quarta – feira, dia 15 de abril, e segue até dia  27 de junho,  o mutirão carcerário nos municípios do interior do Estado.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Beatriz Silva, nome fictício do personagem, cumpre pena por ter participado de um assalto à mão armada no ano passado. Beatriz reconhece que errou e disse que chegar à prisão é o extremo.

SONORA: Beatriz Silva
 
“Estar preso não é bom. Eu aconselho as pessoas procurarem a melhor forma de seguir o caminho certo, porque chegar na cadeia é o extremo.”
 
REPÓRTER: Teve início nesta quarta – feira, dia 15 de abril, e segue até dia  27 de junho,  o mutirão carcerário nos municípios do interior do Estado. O mutirão vai abranger as Comarcas de Breves, Paragominas, Marabá, Tomé-Açu, Tucuruí e Castanhal. O juiz da 1ª Vara de Execuções Penais, Cláudio Rendeiro, explica as vantagens do mutirão carcerário. 
 
SONORA: Juiz Cláudio Rendeiro.
 
O mutirão tem uma vantagem muito grande, que é a vantagem de você concentrar no mesmo tempo e no mesmo espaço, os atores que podem resolver aquela situação e que fora do mutirão ele seria muito mais demorado, porque ali você tem juízes, promotor, defensor público. A Susipe dá o suporte com as certidões carcerárias e com o apoio logístico, então aquilo que você resolveria em seis meses, quatro meses, você consegue resolver em dois dias numa cidade que você vai especificamente para aquilo.”
 
REPÓRTER: O mutirão carcerário no interior do estado irá analisar processos de presos sentenciados, progressão de regime, entre outros processos, como destaca o juiz Cláudio Rendeiro.
 
SONORA: Juiz Cláudio Rendeiro.
 
“É um mutirão feito só para analisar processos de presos sentenciados, progressão de regime, livramento condicional, aqueles presos que trabalham ou estudam pra gente fazer a remissão que depende de uma decisão judicial. O mutirão carcerário faz parte da rotina da execução penal no Estado, na verdade, desde 2010 que a gente já faz esse mutirão carcerário”.
 
REPÓRTER: No segundo semestre deste ano, o mutirão carcerário vai ocorrer de 3 de agosto a 30 de outubro nas Comarcas de Redenção, Santarém, Itaituba, Altamira, Capanema, Salinas, Bragança, Cametá, Mocajuba e Abaetetuba. 
 
 Reportagem, Storni Jr. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.