MUNDO: 5 em cada 6 crianças com menos de dois anos não recebem nutrientes suficientes, aponta Unicef

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
REPÓRTER: Cinco em cada seis crianças no mundo com menos de dois anos não são alimentadas com comidas nutritivas o suficiente para a idade. A dado foi divulgado nesta sexta-feira (14) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, o Unicef.
 
O relatório, chamado “Desde a primeira hora de vida”, mostra uma realidade em que uma dieta saudável está longe do alcance da maioria. A introdução tardia de alimentos sólidos, o número reduzido de refeições por dia e a falta de variedade de alimentos são práticas comuns no mundo e privam as crianças de nutrientes importantes quando o cérebro, os ossos e o físico deles mais precisam.
 
Os dados do Unicef mostram que as crianças pequenas esperam muito tempo para darem as primeiras mordidas. Um em cada cinco bebês não foi alimentado com nenhuma comida sólida até os onze meses de idade. Além disso, metade as crianças com idade entre seis meses e dois anos não come o número mínimo de refeições recomendadas para a faixa etária, o que aumenta o risco de atraso no crescimento.
 
O relatório apontou que quase metade das crianças em idade pré-escolar sofre de anemia. O alto custo de alimentos de origem animal faz com que seja difícil, para as famílias mais pobres, melhorar a dieta das crianças. De acordo com a Unicef, melhorar a nutrição das crianças poderia salvar 100 mil vidas por ano. Apesar disso, o relatório reforça a necessidade de uma liderança dos governos para contribuir com setores-chave da sociedade que forneçam uma dieta saudável às crianças.
  
Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.