MUCURI (BA): Município conta com vacinas contra HPV para imunizar todas meninas entre 11 e 13 anos

Número de meninas imunizadas com segunda dose da vacina contra HPV é baixo em Mucuri. Adolescentes entre 11 e 13 anos devem procurar os postos de saúde para se protegerem do câncer do colo do útero

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Meninas de Mucuri, as doses da vacina contra o HPV estão à disposição nos postos de saúde da cidade. De acordo com a enfermeira, Suelen Santos Saúde, que trabalha no posto Pôr do Sol, tem vacina suficiente para todas as adolescentes de 11 a 13 anos de idade, do município. Suelen Santos, só alerta para o horário de funcionamento da sala de vacina e convida as meninas para tomar a segunda dose contra o vírus HPV.
 
SONORA: Enfermeira Suelen Santos Saúde
 
“Nós temos o horário de sete e meia da manhã até ao meio dia e, de uma e meia até às cinco, só que a sala de vacina, ela fica disponível até às quatro e meia, porque precisamos guardar as vacinas por causa da temperatura da geladeira, mas a quantidade de vacinas que temos aqui é uma quantidade suficiente e elas podem está vindo aqui.”
 
REPÓRTER: Poucas meninas tomaram a segunda dose da vacina em Mucuri. Segundo o Ministério da Saúde, apenas um por cento das adolescentes já se imunizaram. A meta do próprio ministério e de, que pelo menos, 80 por cento das meninas sejam vacinadas. Se, você tem de 11 a 13 anos de idade vá até ao posto de saúde mais próximo de casa e, se previna contra o vírus HPV. A adolescente, Débora Paixão, de 14 anos, ficou sabendo da vacina na escola e correu para se proteger.
 
SONORA: Estudante, Débora Paixão
 
“Eu fiquei sabendo através da escola, ai eu falei com a minha mãe, a gente foi no postinho e eu tomei.”
 
REPÓRTER: Em todo Município de Mucuri são apenas três postos de saúde. O posto Pôr do Sol fica bem próximo ao restaurante Tipo de Minas, na Rua Tocantins. Já o posto da Arueira, fica na Rua Contorno, e tem o posto de saúde que fica no povoado de Cruzelândia. Atenção meninas, não precisa da autorização dos pais para tomar a segunda dose contra o HPV. Basta levar o cartão de vacina ou um documento de identidade e se imunizar.
 
Reportagem, Henrique Carmo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.