MONTEIRO (PB): Peixes são usados para combater transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya

Salvar imagem

LOC: Para tentar acabar de vez com o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, a população de Monteiro conta com algumas alternativas que ajudam a diminuir a proliferação do inseto na cidade. Uma delas é a distribuição do peixe guppy. Como o pequeno nadador é predador natural da larva do mosquito, o combate ao inseto se torna eficiente. A Diretora de Vigilância em Saúde, Silvana da Silva, explica como é feita a distribuição do peixe guppy.

TEC/SONORA: Silvana da Silva, Diretora de Vigilância em Saúde

“A gente sai e distribui para as pessoas nas, nas residências. Aí, quando eles se multiplicam, a gente coleta nas casas que têm muito e traz para a Vigilância e distribui para a população. Às vezes, a própria população vem, eles mesmos trazem para a Vigilância, para fazer doação, entrega para os outros vizinhos, porque realmente é um método muito eficaz.”

LOC
: A própria Secretaria Municipal de Saúde já cria os peixes em um reservatório. A substituição por novos peixes nas residências são feitas uma vez por semana. É dessa forma que Monteiro vai se livrando do mosquito das viroses que ele transmite. A funcionária pública Ana Torres, de 32 anos, mora no Centro da cidade e conta que está satisfeita com o trabalho de distribuição dos peixinhos.

TEC/SONORA: Ana Torres, funcionária pública

“Na minha casa mesmo, como eu tenho cisterna, eu acho de grande importância. O peixinho é maravilhoso. Pelo menos ele come aquelas larvas. Ajuda.”


LOC: Para fazer a distribuição dos peixes e orientar a população sobre os cuidados contra o mosquito, Monteiroconta com 20 agentes de endemias e 60 agentes comunitários de saúde. Para denunciar algum foco ou tirar alguma dúvida, ligue no telefone da Secretaria Municipal de Saúde. O número é: 3351-1569. Para saber mais acesse: saude.gov.br/combateaedes.
 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.