MONTE CARMELO (MG): Mais de 90% dos casos de Dengue notificados na cidade foram contraídos dentro de residências

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Três pessoas morreram de Dengue este ano em Monte Carmelo. Até agora, a cidade tem notificados quase mil e quatrocentos casos da doença, segundo a secretaria de Saúde municipal. Com a chegada das chuvas, durante o verão, a chance de reprodução do mosquito transmissor da Dengue, Zika eChikungunya aumenta. Por isso, é preciso redobrar os cuidados dentro de casa para que a água da chuva não fique acumulada no quintal, nas calhasou em pneus usados. Segundo a secretária de Saúde de Monte Carmelo, Ismelinda Maria Diniz Mendes, uma pesquisa da secretaria revelou que em 90 por cento dos casos notificados em Monte Carmelo o mosquito transmissor estava na casa do próprio paciente.

TEC/SONORA
: Ismelinda Maria Diniz Mendes, secretária de Saúde de Monte Carmelo

“Nós fizemos uma pesquisa, porque quando tem a notificação, essa casa recebe a visita de uma equipe que faz a nebulização, remove os criadouros que estavam ali e, em 90 por cento dos casos de notificação, o foco estava dentro da casa do paciente. Ou seja, o próprio morador estava criando o mosquito para transmitir uma doença para si. Então, não adianta nada, nós do poder público, fazermos as visitas, realizar as ações, se o próprio cidadão não tem essa consciência.” 

LOC: A técnica de enfermagem Raimunda Kássia foi uma das pessoas contaminadas pelo mosquito. Ela teve Dengue e conta o que sofreu com a doença.

TEC/SONORA: Raimunda Kássia de Lima, técnica de enfermagem

“Eu tive fraqueza, parecendo que estava com anemia profunda. A sensação que eu tinha é a de que estava vazia por dentro, de tão fraca. Então, eu custei a me recuperar. Foi terrível. Coceira nas mãos. Eu dormia e coçava as mãos sem perceber, de tão ruim que eu fiquei.”

LOC: É fundamental que você receba bem os agentes de saúde, deixando que eles entrem em sua casa para verificar se há focos do mosquito. Além disso, tire uma vez na semana para limpar seu quintal e eliminar os criadouros do mosquito. Para saber mais sobre o mosquito e as doenças acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.