MOBILIDADE: Projeto torna obrigatório funcionamento de ônibus por 24 horas

Se aprovada na Comissão de Desenvolvimento Urbano, a proposta segue para a Comissão de Constituição e Justiça e, só depois, vai para o Plenário da Câmara dos Deputados

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O projeto de lei que torna obrigatório o funcionamento de ônibus por 24 horas em cidades com mais de 300 mil habitantes já foi aprovado na Comissão de Viação e Transportes e agora está na Comissão de Desenvolvimento Urbano.  O projeto original é deputado Ricardo Izar, do PSD de São Paulo, mas o texto que foi aprovado não é dele, e sim, do relator, deputado Vanderlei Macris, do PSDB paulista, que retirou a exigência de que o transporte metroferroviário também circule em período integral. Para ele, isto não pode acontecer, já que metrô precisa passar por manutenções técnicas nos trilhos, nas estações e nos trens. Mas o autor do projeto original disse que vai recorrer da decisão.

TEC./SONORA: Ricardo Izar, deputado (PSD-SP).

"Isso a gente vai tentar reverter e vamos tentar recolocar no texto a questão do metrô."

LOC.: O deputado Julio Lopes, do PP do Rio de Janeiro, também acredita que o metrô não deve funcionar na madrugada.

TEC./SONORA: Julio Lopes, deputado (PP-RJ).

"Em nenhum lugar do mundo isso funciona. Não existe nenhum país do mundo, pelo menos que eu conheça, em que você tem o transporte de massa funcionando. O que a gente tem e é desejável que assim seja, é durante épocas especiais, em períodos especiais, por exemplo, o Rio de Janeiro. Durante o Réveillon, sete dias, o transporte público funciona 24 horas a fim de dar atendimento ao enorme fluxo de passageiros."

LOC.: Se aprovada na Comissão de Desenvolvimento Urbano, a proposta vai seguir para a Comissão de Constituição e Justiça e, só depois, vai para o Plenário da Câmara dos Deputados.

Com colaboração da Rádio Câmara. Reportagem, Cintia Moreira.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.