Data de publicação: 11 de Maio de 2017, 03:31h, atualizado em 17 de Julho de 2020, 18:31h
LOC: Somente no ano passado, mais de 66 mil pessoas, em todo o país, adoeceram pelo do bacilo de Koch, que causa a Tuberculose. A doença se manifesta com sintomas semelhantes ao da gripe e todas as pessoas podem contrair o bacilo. Mas você sabe se o tratamento em uma gestante que está com a doença tem alguma medida diferente? A consultora técnica do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde, Fernanda Dockhorn, esclarece sobre o assunto.
TEC/SONORA: Fernanda Dockhorn, consultora técnica do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde.
“Os medicamentos são os mesmos para gestantes, mas a gente inclui no tratamento uma vitamina, que chama pirodoxina ou vitamina B6, que ela vai proteger o bebê de ter alguma alteração. Mas o número de medicamentos, o tempo de tratamento, os passos são todos iguais, são seis meses também. É muito importante a gestante tratar precocemente para depois não transmitir para o bebê. Então, tem toda uma estratégia para o diagnóstico precoce. Tratamento e depois prevenir essa doença na criança. ”
LOC: É importante que mulheres grávidas saibam reconhecer os sintomas da Tuberculose e como proteger o seu bebê da doença. Converse com um profissional de saúde para esclarecimentos. Para mais informações, acesse saude.gov.br.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev