MINUTO DA SAÚDE: Saiba quais são as diferenças entre o vírus da gripe e a Tuberculose

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE

 

LOC: A Tuberculose Pulmonar pode muitas vezes ser confundida com uma simples gripe. Isso acontece pelo fato da doença ter como principais sintomas uma tosse constante e febre baixa. Dessa forma, se o paciente não procurar o diagnóstico e tratamento corretos, a doença se alastra e acaba contagiando outras pessoas.

A coordenadora do Programa Nacional de Controle à Tuberculose do Ministério da Saúde, Denise Arakaki, explica que para isso não acontecer o procedimento na hora de tossir é diferenciado do da gripe comum.

 

TEC/SONORA: Denise Arakaki, coordenadora do Programa Nacional de Controle à Tuberculose do Ministério da Saúde.

 “No vírus da gripe, quando temos a epidemia, falamos da toalete respiratória, que é colocar a mão na boca na hora de tossir. Para a Tuberculose é um pouco diferente. Quando a pessoa com Tuberculose fala, ou espirra, ou tosse, o bacilo fica suspenso no ar, diferente do vírus, que quando a gente espirra ou tosse fica na mão e a mão leva o bacilo para a maçaneta da porta, para a escada, pro ônibus, então o paciente leva o bacilo para estes lugares. Na tuberculose isso não acontece. O bacilo fica suspenso, planando no ar. É por isso que em um ambiente que tem alguém com Tuberculose, uma vez que ele tosse, fala ou espirra, ele deixa o bacilo no ambiente e quando sai o bacilo continua lá. E, então, quando alguém entra nesse ambiente depois está sujeito a adquirir, pois o bacilo ficou. A pessoa saiu do ambiente, mas o bacilo permaneceu suspenso esperando uma próxima vítima.”

 

LOC: O diagnóstico correto pode ser feito por médicos ou em unidades de saúde. Para mais informações, acesse saude.gov.br, Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

 

 

TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE

Receba nossos conteúdos em primeira mão.