MINUTO DA SAÚDE: Saiba mais sobre reações e contra-indicações da vacina da febre amarela

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Bebês menores de seis meses, mulheres grávidas ou que amamentam,idosos com mais de 60 anos, pessoas com a imunidade baixa devido a tratamentos de câncer ou HIV, pessoas alérgicas a ovo de galinha ou gelatina tem restrições para receber a vacina contra a Febre Amarela.

Há também casos raros e específicos de pessoas que ao tomarem a vacina desenvolvem a doença. A possibilidade de a vacina provocar a Febre Amarela é de um caso em aproximadamente quatrocentas mil doses aplicadas, ou casos de encefalite, que é uma inflamação no cérebro.Quem explica é o Consultor Científico da Bio-Manguinhos, unidade da Fiocruz, o médico Reinaldo de Menezes Martins:
 
TEC/SONORA: Reinaldo de Menezes Martins – Consultor Científico da Bio-Manguinhos-Fiocruz
 
Essa reação adversa grave como se fosse uma Febre Amarela  ocorre mais em idosos e algumas pessoas com doenças auto-imune tipo Lupus. Etambém  pessoas que tem doenças do Timo. O Timo às vezes é removido por causa de tumorou por outros motivos... A outra situação é um quadro de mini-encefalite, em geral benigna, que pode ocorrer depois de alguns dias até um  mês depois  da aplicaçãoda vacina. É uma invasão do sistema nervoso central pelo vírus, mas não é grave e em geral não deixa seqüelas. De toda maneira é uma doença grave que obriga muitas vezes a hospitalizar, a ter medidas de diagnóstico, fazer punção lombar. Então esse advento adverso ocorre  com uma freqüência um pouco maior talvez, uma dose , cerca de duzentas  mil doses, um evento desse,  aproximadamente.”
 
LOC: Pessoas que possuem estas contraindicações não devem ser vacinadas sem acompanhamento médico. Mais informações estão no site do Ministério da Saúde: saude.gov.br
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.