MINUTO DA SAÚDE: Saiba como a Tuberculose pode demorar a se manifestar

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE

 

LOC: Transmitida pela bactéria bacilo de Koch, a Tuberculose é uma doença com sintomas semelhantes ao da gripe, que todos nós estamos suscetíveis a contrair, e pode demorar a se manifestar no organismo. É o que explica a médica e coordenadora do Programa Nacional de Controle a Tuberculose do Ministério da Saúde, Denise Arakaki. 

 

TEC/SONORA: Denise Arakaki, coordenadora Nacional do Programa de Controle a Tuberculose do Ministério da Saúde.

.“Todos nós estamos sujeitos a ter tuberculose, porque todos nós respiramos. Uma vez que a pessoa contraiu o bacilo, não necessariamente ela vai adoecer, ela pode ficar com esse bacilo durante muitos anos silenciosamente. A partir do momento que o bacilo se desenvolve, ela fica doente por tuberculose, que é o que chamamos de tuberculose ativa. No princípio da doença, nas primeiras fases, a pessoa pode ter só tosse.”

 

LOC: O diagnóstico e tratamento são totalmente gratuitos pelo Sistema Único de Saúde. Com início imediato do tratamento, o paciente deixa de transmitir a Tuberculose em menos de duas semanas. Para maiores informações, acesse: saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

 

 

TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE

Receba nossos conteúdos em primeira mão.