MINUTO DA SAÚDE: Mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya não precisa de muita água para se reproduzir, diz pesquisador

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Sabe-se que é importante fechar caixas d’água, colocar areia nos vasinhos das plantas e tirar água de pneus para evitar a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Mas será que ele precisa de grandes quantidades de água para depositar os ovos? Quem explica é o doutor Rodrigo Stabile, Vice-presidente de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz.

TEC/SONORA
: Rodrigo Stabile, vice presidente de pesquisa e laboratórios de referência da Fiocruz.
 
“Não precisa, por isso que a gente alerta para que a população olhe a sua residência. Nós lançamos pela Fiocruz uma campanha que se chama ’10 minutos contra a Dengue’, que você ter 10 minutos da sua semana, vasculhando a sua casa, onde você pode ter pequenas coleções de água. Então em vaso de planta, calhas entupidas e atrás da geladeira, geladeira frost-free, ela é extremamente importante do ponto de vista da criação de larvas, porque ela limpa a geladeira, e mantém pequenas concentrações de água em uma bandeja atrás dela. Essa bandeja deve ser olhada, porque nela ficam pequenas concentrações de água e ali você pode ter a reprodução do mosquito. Então, assim, pequenas coleções de água, um copinho de café descartável pode ser um foco de reprodução do mosquito.”


LOC: Quer saber mais? Acesse saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.