MINUTO DA SAÚDE: Idosos devem se proteger contra a febre chikungunya, transmitida pelo Aedes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Uma pessoa infectada com a febre chikungunya, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, fica imune à doença. Mas o vírus pode ter consequências graves para o paciente, principalmente os idosos. O médico virologista do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, Paolo Zanotto, explica que, para essa parcela da população, o cuidado deve ser redobrado.
 
SONORA: Paolo Zanotto, médico virologista do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP)
 
“Com relação às pessoas mais idosas, existem casos associados com chikungunya mais graves. Há complicações mais graves, complicações neurotrópicas, ou seja, existe um maior risco. Se a gente for pensar nesse quadro de maneira geral, a gente imediatamente entende que a coisa mais importante para ser feita nesse momento é reduzir a infestação vetorial, ou seja, matar o mosquito”.
 
REPÓRTER: Os sintomas da febre chikungunya são: febre alta, dor de cabeça nos pés e nas mãos, dores de cabeça e musculares e manchas vermelhas na pele. Se você tiver algum desses sintomas, procure um médico ou posto de saúde para ser diagnosticado. E lembre-se de deixar o lixo fechado, a caixa d’água tampada e de checar se não existe água parada em pneus, garrafas, vasos de plantas e vasilhames em geral.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.