Data de publicação: 18 de Fevereiro de 2017, 01:00h, atualizado em 17 de Julho de 2020, 18:31h
TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE
LOC.: O surto de Febre Amarela que já deixou mais de 260 pessoas doentes no Brasil está despertando várias dúvidas na população. Para essas pessoas que ficaram doentes, qual é o tratamento? O doutor em Medicina Tropical da Universidade Brasília, Pedro Luiz Tauil explica como a pessoa infectada pelo vírus é tratada pelos médicos.
TEC./SONORA: Pedro Luiz Tauil, doutor em Medicina Tropical da Universidade de Brasília.
“Apenas há o tratamento de suporte, que é para manter a pessoa viva. A gente combate os sintomas que a pessoa apresenta. Os sintomas e sinais. Então se houver a necessidade de fazer transfusões sanguíneas, necessidade de fazer a hemodiálise, necessidade de dar analgésicos… Porque não existem drogas antivirais eficazes para o tratamento da febre amarela. A única proteção eficaz que nós temos contra a febre amarela é a vacina. Ela é uma vacina muito eficaz e bastante segura. A gente só precisa respeitar as contraindicações que existem para a vacina.”
LOC.: A vacina é eficaz e segura para conter o surto de febre amarela. Mas fique atento às contra-indicações. Gestantes, idosos, bebês com menos de seis meses pacientes com doenças imunodepressoras são exemplos de pessoas que não devem tomar a vacina. Para saber mais sobre as contra-indicações e tirar dúvidas sobre a febre amarela, compareça a uma unidade de Saúde. Para mais informações, acesse o site: www.saude.gov.br.
TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev