MINUTO DA SAÚDE: Especialista explica quais são os sintomas da febre amarela

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE

LOC.: Por causa dos casos de febre amarela registrados na região leste de Minas Gerais, muitas pessoas no país estão com medo da doença. O oeste do Espírito Santo, o noroeste do Rio de Janeiro e o Oeste da Bahia, além de algumas cidades de São Paulo também tiveram casos de pessoas doentes com a febre amarela. Mas será que você realmente sabe como essa doença pode se manifestar? O doutor em Medicina Tropical da Universidade de Brasília, Pedro Luiz Tauil, explica quais são os sintomas da febre amarela.

TEC./SONORA: Pedro Luiz Tauil, doutor em Medicina Tropical da Universidade de Brasília.

“O espectro clínico da doença é muito amplo. Ele varia desde quadros oligossintomáticos, isto é, com poucos sintomas, até quadros com muitos sintomas e graves. Os poucos sintomas são, geralmente: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo e mal estar. E é uma coisa que se confunde com muitas outras doenças. Porém, uma parte dessas pessoas têm formas mais graves, caracterizadas por - além desses sintomas - icterícia, que é aquele derramamento de bile, mais hemorragias que levam a problemas de insuficiência renal. Então esses são os quadros mais graves. Dessas pessoas que têm quadros mais graves, 30 a 40% podem morrer.”

LOC.: Ao sentir qualquer um dos sintomas, é muito importante procurar um médico. Durante a consulta, lembre-se de informar sobre qualquer viagem que você tenha feito para áreas de surto da doença nos 15 dias anteriores ao aparecimento dos sintomas. Informe também se você já tomou a vacina contra a febre amarela e quando você foi imunizado. Para saber mais sobre a doença, acesse o site: www.saude.gov.br. 

TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.