MINUTO DA SAÚDE: Especialista detalha o que é feito com o sangue após a doação

Processo permite que uma bolsa salve até quatro vidas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE
 
LOC.: A doação de sangue é um ato de solidariedade muito importante, que salva vidas. O coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Flávio Francisco Vormittag, conta que uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas. Ele detalha o procedimento feito com o sangue após a coleta.
TEC./SONORA: Flávio Francisco Vormittag, coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde.
 
“Assim que é colhido, o sangue é imediatamente submetido aos principais testes, para garantir que o sangue não está contaminado, que não esteja trazendo nenhum vírus, como o da AIDS. Então, todos os testes são feitos imediatamente. Em seguida, já colhido esse material, vai para o que chamamos de um processamento, ou seja, a separação desses elementos que compõem o sangue. Então é feita uma centrifugação. Retira-se a parte dos glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos, as plaquetas e o líquido do sangue, que é o plasma. Tudo isso é separado e armazenado devidamente. ”
 
LOC.: Flávio Vormittag explica que para um paciente receber o sangue total não é comum, por isso, com a separação de cada elemento que compõe o sangue, a utilidade de uma mesma doação é multiplicada. O doutor Flávio ressalta que é fundamental que os doadores frequentem os centros de coleta com regularidade, para manter os estoques em um bom nível. Os interessados em doar sangue devem pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, boa saúde e estar alimentado. A recomendação é que o doador evite alimentos gordurosos três horas antes da doação. Para menores de idade é necessária a autorização dos pais ou responsáveis.  Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue Ministério da Saúde, Governo Federal.
 
 
TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE
 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.