MINUTO DA SAÚDE: Especialista comenta sobre perfil de doadores de sangue no Brasil

45% dos doadores tem entre 18 e 29 anos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE
 
LOC.: A doação de sangue é de extrema importância para manter os estoques dos hemocentros e centros de coleta em níveis equilibrados e em condições de ajudar os pacientes que realizam tratamentos para doenças crônicas ou para os que passaram por alguma cirurgia. E qual é o perfil do doador de sangue no Brasil? Quem responde é o coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Flávio Francisco Vormittag, lembrando que esse perfil de doadores poderia ser mais variado.
 
TEC./SONORA: Flávio Francisco Vormittag, coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde.
 
“Os doadores, de um modo geral, na média do Brasil, que não varia muito de região para região, é de maioria formada por homens, cerca de 60%, e 40% do sexo feminino. Entretanto, nós vemos que entre os 18 e 29 anos são cerca de 40, 45% dos doadores. A partir daí, até os 69 anos estão os outros 60, 65%. Então existe bastante espaço para aumentarmos as doações de pessoas acima de 29 anos, que até os 69 anos têm bastante tempo, mas as pessoas acabam diminuindo as doações. Isso precisa ser intensificado.”
 
LOC.: Os interessados em doar sangue devem pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, boa saúde e vontade de ajudar a salvar vidas. Para menores de idade é necessária a autorização dos pais ou responsáveis. É necessário que os doadores evitem o consumo de álcool 24 horas antes da doação. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Para mais informações acesse: saude.gov.br/doesangue. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 
 
TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.