MINUTO DA SAÚDE: Crianças podem ajudar no combate ao mosquito transmissor da Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A educação das crianças é fundamental para elas adquirirem bons hábitos e saber ajudar no combate do mosquito que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya. Para isso, a população deve estar dia após dia ensinando as crianças os perigos da doença e a importância de ajudar a eliminar os criadouros. A professora e chefe da Divisão de Desenvolvimento Psicossocial da Secretaria de Educação, Marilene Teixeira, explica como a escola e os pais podem ensinar os hábitos como, por exemplo, de não deixar água parada, para crianças e alunos.

TEC/SONORA: Marilene Teixeira, professora, chefe da Divisão de Desenvolvimento Psicossocial da Secretaria de Educação de Roraima.

“A educação é algo primordial na vida de qualquer ser humano e quando vai para a escola esses costumes vão ser trabalhados de uma forma lúdica, sempre mostrando para a criança a importância do cuidado com a preservação do meio ambiente e da saúde. E claro, os pais e familiares tem um papel muito importante porque a educação começa dentro de casa. E os pais podem ensinar seus filhos a não jogar o lixo no chão, que para lixo tem um lugar certo para colocar. Podem estar abordando de todas as formas esse tema com seus filhos, mostrando que muitas crianças já foram vítimas do mosquito. E, por exemplo, a criança vai para a escola, leva o lanchinho, o potinho de iogurte, e quando termina de tomar o produto, ela deve perceber a importância dela colocar no lixo, que vai ser bem armazenado, e não deixar exposto em nenhum lugar que vá acumular água e transformar em criadouro do mosquito.”

LOC: A professora ainda cita que educando a nova geração, podemos ter menos pessoas doentes por conta do mosquito no futuro. Por isso, não esqueça de que a melhor forma de evitar a Chikungunya, Dengue ou Zika é a prevenção. Não deixe de ensinar as crianças da família a melhor maneira de descartar um lixo ou lavar a vasilha de água do animal de estimação. A mudança começa dentro de casa. Para mais informações sobre o mosquito acesse: saude.gov.br/combateaedes.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.