MINAS GERAIS: Três novos centros para atender pacientes com microcefalia serão construídos no estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC.: O Estado de Minas Gerais ganhará três novos Centros Especializados em Reabilitação (CER), para atender e dar assistência a crianças com microcefalia, síndrome que pode ser causada pelo vírus Zika.
Os recursos para custeio da obra, sete milhões e meio de reais, foram garantidos pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante o 3º Encontro da Rede Nacional de Especialistas em Zika e doenças correlatas, o Renezika.
Além disso, de acordo com o Ministério da Saúde, em todo o país, serão investidos R$ 10 milhões para implantar 51 novas equipes de apoio à saúde da família que possam atuar na estimulação precoce de crianças. Outros R$ 10 milhões foram destacados para novas pesquisas e criação de um biobanco nacional para amostras sobre doenças causadas pelo mosquito, que além do Zika, transmite a Dengue e a Chikungunya. De acordo com o ministro Ricardo Barros, os investimentos vão fazer do Brasil referencia mundial de combate ao Zika.
 
TEC./SONORA: Ricardo Barros, ministro da Saúde
“Há um esforço enorme nosso de produção de conhecimento, de apoiar quem quer fazer desenvolvimento de conhecimento sobre Zika para que a gente possa não só atender essa demanda como também compartilhar com o resto do mundo esse conhecimento.”
 
LOC.: Até o momento, neste ano, Minas Gerais registrou 370 casos prováveis de Zika. Em relação aos casos de microcefalia foram notificados 72 suspeitas de infecção. Gravida de primeira viagem, a advogada Renata Guedes, de 34 anos, fala sobre a preocupação que o vírus causa as gestantes.
 
TEC./SONORA: Renata Guedes, advogada.
“A preocupação é mesmo de contrair o vírus, não só pelo fato dele estar presente em qualquer estado, mas pelo fato de eu ter estado em um local onde tem uma eminência maior. Porque eu estive no Recife há pouco tempo. Graças a Deus eu não tive nenhum sintoma, mas isso me deixou um pouco mais preocupada agora.”
 

LOC.: Participe desta luta contra o mosquito. Receba os agentes de saúde e endemias quando eles visitarem a sua casa.  Medidas simples como essas podem livrar você e sua família da Dengue, da Zika e da Chikungunya. Se você quiser saber mais sobre como enfrentar esse mosquito, acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.