MINAS GERAIS: Quem ainda não tomou vacina contra febre amarela, deve procurar os pontos de vacinação

O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, garante que não está faltando vacina

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Apesar do surto de febre amarela em Minas, a secretaria estadual de Saúde garante que a situação está controlada por causa da vacinação contra a doença. Em algumas cidades, todo mundo já se vacinou. É o caso de Ubaporanga, que fica no Vale do Rio Doce. Lá, cem por cento dos moradores tomaram a vacina contra a febre amarela. Mesmo assim, os pontos de vacinação continuam funcionando normalmente para atender quem está de passagem pela cidade e quer se vacinar. É o que explica a Secretária de Saúde do município, Kênia Soares.

TEC./SONORA.: Kênia Soares, secretaria Municipal de Saúde de Ubaporanga (MG).

“A gente continua indo, pra ver se não ficou ninguém da família ou alguém que está de viagem, sem vacina. Mas são poucas pessoas, porque, graças a Deus a maioria já está imunizada. Tanto da população urbana, quanto da rural.”

LOC.: Em outras cidades, ainda falta gente pra se vacinar. É o caso de Ipatinga, que fica na região metropolitana do vale do Aço. A vacina está à disposição das pessoas, mas nem todos os moradores procuraram os pontos de vacinação na cidade. Luciano Pires é um deles. Ele tem 43 anos, mora na Rua Apucarana, no bairro Caravelas, e trabalha na drogaria Freitas, que fica na Avenida Galileia, em Ipatinga. Luciano ainda não tomou a vacina, mas diz que vai procurar um posto de saúde porque sabe que é importante se prevenir da febre amarela.

TEC./SONORA.: Luciano Pires, atendente de farmácia.

“É importante como prevenção por causa da doença, ainda mais com essa epidemia. Esse era um problema que já estava extinto e agora voltou a atacar novas regiões.”

LOC.: Se você ainda não se vacinou, é só ir a um posto de saúde da sua cidade e procurar a vacina. O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, garante que não está faltando vacina e que as equipes estão preparadas para atender à população.

TEC./SONORA.: Ricardo Barros, ministro da Saúde.

LOC.: Segundo o último boletim epidemiológico estadual, em Minas Gerais, oitenta e quatro pessoas morreram de febre amarela no estado. Para mais informações, acesse: www.saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.