MINAS GERAIS: Número de mortes por febre amarela chega a 99

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O número de notificações de febre amarela em Minas Gerais chegou a 1.063. Desse total, 57 casos foram descartados e 260 deles foram confirmados. Os dados são os mais atualizados da secretária de Saúde de Minas Gerais que também aponta 99 mortes em decorrência da doença em 26 municípios.
 
Ao todo, 46 municípios mineiros já confirmaram casos da doença. Outras 88 cidades possuem casos suspeitos. A doença preocupa as populações do leste do Estado, como nas regiões de Governador Valadares, Diamantina, Manhumirim, Teófilo Otoni e Coronel Fabriciano. Os quadros que geram mais preocupação estão nos municípios de Ladainha, com 30 casos confirmados, Novo Cruzeiro, com 24 e Caratinga, com 23.
 
No entanto, de acordo com o secretário de saúde de Caratinga, Doutor Giovanni Corrêa, não existe motivo para pânico. Ele afirma que com uma logística montada com o apoio dos governos estadual e federal, a situação já começa a se normalizar.
 
TEC./SONORA: Doutor Giovanni Corrêa, secretário de saúde de Caratinga.
 
Já ultrapassamos o surto que tínhamos aqui na cidade. Está normalizado, o tratamento está normal, a procura de demanda espontânea dentro da rotina vacinal.”
 
LOC.: O subsecretário de Vigilância e Atenção à Saúde de Minas Gerais, Rodrigo Said fala sobre as ações de prevenção que vem sendo elaboradas pelo estado para combater o surto da doença.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
 
TEC./SONORA: Rodrigo Said, subsecretário de vigilância e atenção à saúde.
 
“Durante a ocorrência do surto, além da estratégia da vacinação, nós trabalhamos também com diretrizes para a organização da rede de atenção. Então foram contratados leitos adicionais, compras de equipamentos, contratamos novos médicos, recontratamos vacinadores para ajudar os municípios na vacinação. E também suporte em ambulâncias, equipamentos e medicamentos.”
 
LOC.: A principal estratégia de combate a doença é a vacinação. E mesmo com a grande procura, a moradora de Caratinga Eliane da Silva, de 41 anos não perdeu a chance de se livrar da doença.
 
TEC./SONORA: Eliane da Silva, balconista.
 
“Estava bem cheio. Eu peguei a senha de 236. O posto dica atrás da minha casa, então peguei a senha e fiquei lá esperando eles me chamarem, mas deve ser sido quase duas horas.”
 
LOC.: O Ministério da Saúde orienta duas doses da vacina para se proteger da febre amarela por toda a vida. Quem já tomou as duas doses, não tem necessidade de tomar a terceira.

Para mais informações sobre a doença, acesse o portal do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.