LOC.: Quem vai viajar para a área de ocorrência de febre amarela não pode se esquecer de tomar a vacina contra a doença. De acordo com os últimos números da secretaria estadual de Saúde, 84 pessoas morreram com a doença em Minas este ano. A única forma de evitar que a febre amarela se espalhe é tomando a vacina. A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Ipatinga, Vânia Tavares, explica a importância davacinação para quem vai viajar para o Leste do estado.
TEC./SONORA: Vânia Tavares, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.
“(...) E nós não podemos precisar para qual município elas estão indo. E, muitas vezes, os municípios que as pessoas estarão indo são municípios em área de alerta também. E nós sabemos que a vacina – para que a pessoa inicie a imunização - são dez dias após o primeiro momento de dose tomada. Então é ter o cuidado se imunizar o mais rápido possível.”
LOC:Vânia Tavares lembra que Minas Gerais tem muitas áreas de mata. Nem sempre as pessoas vão para cidades movimentadas, como Diamantina, por exemplo. Muita gente escolhe aproveitar as folgas em lugares mais tranquilos, como hotéis fazenda. E esses são lugares perfeitos para a transmissão da doença.
TEC./SONORA: Vânia Tavares, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.
“Nós sabemos que muita gente, nessa época, gosta muito de locais com muita mata. Minas Gerais tem esse precedente em ter muita mata, ter muitos hotéis fazenda. Então é ter esse cuidado porque a gente ainda sabe que tem muita gente sem se imunizar. Então a imunização nesse momento é muito importante.
LOC.: Para a proteção total contra a febre amarela, a recomendação é que a pessoa tome a vacina dez dias antes de viajar para o lugar que está em situação de risco. Se, mesmo assim, você não tiver tomado a vacina, o gerente da Unidade Técnica de Vigilância de Doenças e Transmissão Vetorial do Ministério da Saúde, Renato Vieira, explica como você pode se proteger.
TEC./SONORA: Renato Vieira, gerente da Unidade Técnica de Vigilância de Doenças e Transmissão Vetorial do Ministério da Saúde.
“A transmissão que a gente tem da febre amarela no Brasil é silvestre. O fundamental é estar vacinado. Mas se for inadiável, for inevitável ir para uma área de transmissão e a pessoa não ter a vacina, ela não se aproximar dessas áreas de transmissão silvestre. Mas sem dúvida nenhuma a vacinação é primordial. Isso não substitui a necessidade de vacina.”
LOC.: Se você tiver febre alta de início súbito, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, náuseas e vômitos, além de fraqueza e muito cansaço, é importante procurar um médico, pois você pode estar com a febre amarela. Nos casos mais graves, a pessoa infectada pode ficar com a pele e os olhos amarelados. Para mais informações, acesse
www.saude.gov.br.