MICROCEFALIA: Mães de Salvador podem tirar dúvidas no Disque Gestante

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

REPÓRTER: Mães de recém-nascidos, profissionais de saúde  e a população de Salvador podem ligar para o Disque Gestante, para agendar exames e tirar dúvidas sobre microcefalia, doença provocada pelo vírus zika, transmitido pelo mosquito aedes aegipty. O canal de atendimento foi criado em dezembro do ano passado e já recebeu cerca de trezentas e cinqüenta ligações, uma média quinze chamadas por dia. Além de tirar dúvidas, as mulheres com dificuldades de fazer o pré-natal por meio do Programa Saúde da Família são orientadas. Itana Pimentel coordena o atendimento. Segundo ela, o contato não é uma ligação rápida e sim um espaço para conversar.

SONORA: Itana Pimentel, responsável pelas equipes de atendimento do Disque Gestante.

“O público que entra em contato com a agente. Tem as gestantes com dúvidas sobre zika, orientações sobre o uso de repelentes, sobre acompanhamento de pré-natal. Também cidadãos sobre o zika vírus e mães de bebês com microcefalia, que ainda está entrando em contato com a rede de estimulação precoce e exames que devem ser realizados. Então, a gente vem buscando as informações para ter esse canal de comunicação direta”

REPÓRTER: Além dos recursos do Ministério da Saúde, anunciados nesta semana, que serão destinados aos estados para o diagnóstico rápido da microcefalia, segundo a coordenadora, o governo da Bahia fez um contrato para agilizar a conclusão dos exames de ultrassonografia transfontanela nos casos suspeitos. Este exame é específico para a moleira do bebê e serve para identificar a microcefalia. 

SONORA: Itana Pimentel, responsável pelas equipes de atendimento do Disque Gestante

“Muitas gestantes perguntam: se eu tive o zika vírus antes de engravidar eu corro o risco de ter o bebê com microcefalia? Quais as orientações para o uso de repelentes? Onde eu posso realizar a marcação de ultrasson? Tive zika o ano passado, desejo engravidar. Qual o risco de desenvolver zika novamente e meu bebê nascer com microcefalia?”

REPÓRTER:  O número do Disque Gestante é 3202 1297. Saiba mais sobre as doenças em combateaedes.saude.gov.br

 

Reportagem, Ana Paula Oliveira.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.