MEDICAÇÃO: Investimento na oferta de medicamentos quadruplica em 10 anos

O investimento na oferta de medicamentos no Brasil aumentou quatro vezes mais nos últimos 10 anos. O investimento da Política de Assistência Farmacêutica passou de 3 bilhões em 2003 para mais de 12 bilhões em 2014

Salvar imagem

Tempo do áudio - 02'19''

REPÓRTER: O investimento na oferta de medicamentos no Brasil aumentou quatro vezes mais nos últimos 10 anos. O investimento da Política de Assistência Farmacêutica passou de 3 bilhões em 2003 para mais de 12 bilhões em 2014. Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, o aumento representa melhores condições de saúde para a população brasileira.

SONORA: secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde – Carlos Gadelha

"Hoje o Brasil pode se orgulhar, pode bater no peito, porque o Brasil possui uma política de assistência farmacêutica. O Brasil fornece os medicamentos para aquela pessoa, por exemplo, que tem o vírus da aids para se tratar, fornece gratuitamente medicamentos para hipertensão e diabetes, fornece todas as vacinas de última geração que o mundo conhece. Ou seja, o Brasil tem uma política ampla de acesso a produtos em saúde. Então é fazer bem à pessoa e fazer bem à saúde do Brasil."

REPÓRTER: O arquiteto Leonardo Brumel, 31 anos, é diabético e sabe bem a importância da Política de Assistência Farmacêutica do país. Ele descobriu a diabetes aos seis anos de idade. Desde então faz tratamento contra a doença. Há dois anos, faz acompanhamento pelo Sistema Único de Saúde. Para o arquiteto, o atendimento médico pela rede pública garante qualidade de vida.

SONORA: arquiteto – Leonardo Brumel

"Eu tenho 25 anos de diabetes e eu estou tratando pela rede pública de saúde tem dois anos só. E a vida inteira eu fui instruído de forma acho que muito errada. Depois que eu fui para a rede pública eu estou tendo um retorno muito melhor, com relação à qualidade de vida. Porque, na rede pública você passa por três profissionais. E eles além de adequar a sua dieta e fazer uma contagem de carboidratos, eles têm uma conversa mais afundo com você. É um tratamento mais completo, então você tem uma qualidade de vida melhor."

REPÓRTER: A Política Nacional de Assistência Farmacêutica é tema do sétimo Fórum Nacional, que acontece esta semana em Brasília, com coordenadores farmacêuticos Estaduais e Municipais de todo o país. Um dos programas que fazem parte dessa política é a Farmácia Popular, que disponibiliza medicamentos de graça aos brasileiros, entre eles, os que tratam a hipertensão, diabetes e asma. Para saber mais, acesse www.saude.gov.br

Reportagem, Diane Lourenço

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.