MAUÁ: Município tem nova casa para acolher pessoas com transtornos mentais

Trata-se do Serviço Residencial Terapêutico, implantado para responder às necessidades de moradia de pessoas com transtornos psicológicos graves

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio – 03'08''

REPÓRTER: As pessoas que vivem com transtornos mentais no município de Mauá, ganharam nesta semana, mais uma casa de acolhimento. Trata-se do Serviço Residencial Terapêutico, implantado para responder às necessidades de moradia de pessoas com transtornos psicológicos graves. Essas pessoas ficam hospedadas na casa durante dois ou mais anos. As residências terapêuticas estão inseridas na Política Nacional de Saúde Mental, executada pelo Ministério da Saúde em parceria com estados e municípios para garantir a humanização do atendimento e a reintegração de pessoas com intenso sofrimento psíquico, conforme explica o ministro da Saúde, Arthur Chioro:

SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro

"De profundo alcance social, como a inauguração dessa residência terapêutica que devolve a dignidade, a liberdade, a cidadania a sete cidadãos de Mauá que a vida tem sido muito perversa que, por terem transtornos mentais, foram o brigados a viver, por décadas, sem liberdade dentro de um hospital psiquiátrico e que agora vão poder tratar no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), mas morar numa casa digna, com uma cama, com espaço de liberdade, com todo o apoio para voltar a ser cidadãos." 

REPÓRTER: A nova casa que faz parte da rede de assistência a pessoas com transtornos mentais é o segundo Serviço Residencial Terapêutico de Mauá. Além desses estabelecimentos, integram a Rede de Atenção Psicossocial do município uma Unidade de Acolhimento Infantil, um Consultório na Rua e dois Centros de Atenção Psicossocial 24 horas. Para a coordenadora do Serviço Residencial Terapêutico de Mauá, Alexandra Antunes, o serviço de saúde mental do município melhorou:

SONORA: coordenadora do Serviço Residencial Terapêutico de Mauá – Alexandra Antunes

"Porque a gente está conseguindo dá um passo bem grande acerca de colocar essas pessoas novamente com distúrbios mentais na sociedade porque, até um tempo atrás, era esse sistema do asilado, a pessoa ficava internada e excluída, ninguém sabia que essa pessoa existia."     

REPÓRTER: OMinistério da Saúde investiu 20 mil reais para a implantação do novo Serviço Residencial Terapêutico de Mauá. Além disso, vão ser repassados 20 mil reais mensais para manutenção das atividades da casa que tem capacidade para dez moradores. De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, as residências terapêuticas abrem espaços em leitos de hospitais: 

SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro

"Por exemplo, tinha um dos leitos do Hospital Nardini que há mais de dois anos vinha sendo ocupado por uma pessoa que agora vai passar a morar aqui e que não precisa estar internada no hospital. São cinco a seis internações por mês que a cidade ganha naquele leito que estava servindo como uma moradia porque ela não tinha família, não tinha para onde ir. Então o lugar das pessoas morarem é em casa e é por isso que o ministério apoia iniciativas e projetos dessa natureza."

REPÓRTER: Atualmente, a rede de saúde mental do Sistema Único de Saúde conta com quase 700 Serviços Residenciais Terapêuticos, além de 800 leitos em Enfermarias de Saúde Mental em hospitais gerais, mais de dois mil Centros de Atenção Psicossocial, 129 Consultórios na Rua, entre outros estabelecimentos.

Reportagem, Ana Cláudia Amorim

Receba nossos conteúdos em primeira mão.