MATO GROSSO DO SUL: Estado registra mais de 40 mil casos de Dengue em 2016

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O estado do Mato Grosso do Sul registrou em 2016 mais de 40 mil casos suspeitos de Dengue. O dado é do Ministério da Saúde.  Dos estados do centro oeste, que somados registraram mais de 190 mil casos suspeitos, Mato Grosso do Sul é o que apresentou a segunda maior quantidade, atrás apenas de Goiás. Com a aproximação do verão, a preocupação com uma possível epidemia da doença aumenta. Isso porque a estação trás as condições ideais para a reprodução do mosquito que também transmite Zika e Chikungunya, com altas temperaturas e um elevado volume de chuvas.  O coordenador de controle de vetores no estado, Mauro Lúcio Rosário, comenta sobre a aproximação da estação.
 
TEC/SONORA: Mauro Lúcio Rosário - coordenador de controle de vetores no estado
 
“Nós temos todas as condições para uma nova epidemia. Nós temos bastante mosquitos, bastante depósito com água, tem chovido muito na regiçao. Temos a circulação dos vírus, as notificações já voltaram a crescer. Então temos condições de termos epidemias de dengue, Zika e chikungunya”
 

 

LOC: O ministério da Saúde orienta a população a dedicar dez minutos semanais com uma vistoria em casa. O objetivo é encontrar e eliminar os possíveis focos do mosquito que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya. O método é o mais eficiente para a prevenção das três doenças. Ainda segundo o ministério, a maioria dos focos do mosquito encontrados na região centro oeste estão nos lixos. Para mais informações sobre os cuidados necessários e a Dengue, Zika e Chikungunya acesse: saude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.