MATÃO (SP): Cidade registra 110 casos confirmados de vírus Zika

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: A prefeitura confirmou 110 casos de vírus Zika em Matão, atestados por meio de análises clínicas em pacientes que estavam com sintomas da doença. Desses, dois casos são em grávidas. Uma está com sete meses de gestação e a outra, com seis meses. Ambas já fizeram exames e os bebês passam bem. 

 

O vírus Zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que também é responsável pela dengue e pela febre chicungunya. O Zika está ligado ao aumento de casos de microcefalia em recém-nascidos no país. A cidade ainda não tem registro de chikungunya.

 

Com a confirmação de 72 novos casos de dengue, subiu para 450 o número de casos da doença. A prefeitura informou que ainda não vai decretar estado de epidemia, embora a alta incidência em Matão já caracterize isso. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), para ser considerada uma epidemia, é preciso ter 300 casos para cada 100 mil habitantes. Como o município tem aproximadamente 80 mil moradores, com 240 confirmações a prefeitura já poderia ter publicado o decreto.

 

A cidade continua mobilizada no combate ao Aedes aegypti. Durante a semana, ocorrem visitas a empresas, residências e outros imóveis. Aos finais de semana, a Divisão de Vigilância Sanitária e Controle de Vetores faz mutirões de coleta de lixo e entulho para eliminar possíveis focos. A orientação é para que os moradores recolham esses materiais em suas casas e levem aos postos de coleta para a posterior retirada.

 

A secretária de Saúde, Mara Capparelli, lembra que a população tem um papel fundamental no controle do mosquito e das doenças que ele transmite. Fazer uma faxina semanal em casa para checar a existência de criadouros, não deixar acumular água em potes, vasos e outros recipientes e manter as caixas d´água fechadas são algumas medidas que devem fazer parte da rotina de todos.

A secretária também faz um apelo para que os moradores de Matão deixem os agentes de saúde e de endemias entrarem nas casas quando houver vistoria.

 

Se você tem algum sintoma que possa indicar dengue, chicungunya ou Zika, procure o posto ou a unidade de saúde mais próxima da sua casa. Informações sobre as doenças podem ser obtidas pelo telefone 3384-8865 ou diretamente na Divisão de Vigilância Sanitária e Controle de Vetores, que fica na Alameda da Saudade, n° 688, no Centro.

 

Para saber mais sobre dengue, Zika e chicungunya, acesse: combateaedes.saude.gov.br

Reportagem, Isadora Grespan.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.