MARANHÃO: Estado tem três municípios em situação de risco para ocorrência de epidemia de dengue

O estado do Maranhão tem três municípios em situação de risco para a ocorrência de epidemia de dengue por apresentarem larvas do mosquito em cerca de 4 % dos imóveis pesquisados.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio - 02'13''

REPÓRTER: O estado do Maranhão  tem três municípios em situação de risco para a ocorrência de epidemia de dengue. Em todo o Brasil, 125 cidades estão nessa situação. Os dados são da atualização do LIRAa, Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti, realizada no último dia sete de novembro. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, chama a atenção para o reforço das ações de combate ao mosquito transmissor da dengue:

SONORA: secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde - Jarbas Barbosa

"Em 15 minutos, uma família consegue fazer a inspeção da sua própria casa. Não precisa de equipamento sofisticado, tem um shecklist que orienta: caixa d´água bem tampada, o depósito da água do animal de estimação tem que passar a bucha nas paredes, colocar areia no prato do vaso de planta e assim por diante. Se a gente deixa ter população de mosquito depois que começa aumentar o número de casos, é muito mais difícil de combater. Então o momento é mesmo antes, antes de chegar o período de maior transmissão que é janeiro."

REPÓRTER: Conhecido como Mapa da Dengue, o LIRAa identifica onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da doença, proporcionando informação qualificada para atuação das prefeituras nas ações de prevenção, conforme explica o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa:

SONORA: secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde - Jarbas Barbosa

"Com o LIRAa, a equipe vai a casa só para procurar larva, ou seja, ela é treinada e padronizada de maneira que ela fornece o índice real. A gente tem estimulado o LIRAa como elemento permanente de monitoramento, a recomendação nossa é que se faça quatro LIRAas ao ano de maneira que o município tenha continuamente o que está acontecendo com a população de larvas do mosquito. Hoje tem município enviando, amanhã tem município enviando e, semanalmente, a gente vai fazendo uma atualização."

REPÓRTER: Para saber o índice de infestação por Aedes Aegypti nos 125 municípios brasileiros em situação de risco para a ocorrência de epidemia de dengue, acesse: www.saude.gov.br/svs

Reportagem, Ana Cláudia Amorim

Receba nossos conteúdos em primeira mão.