MARACAJU (MS): Vacinação contra HPV continua baixa, no município. Meninas entre 11 e 13 anos precisam ir aos postos de saúde

Segunda dose da vacina contra HPV é segura e está disponível nos postos de saúde, de Maracaju, para proteger meninas entre 11 e 13 anos do câncer do colo do útero 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A aplicação da segunda dose da vacina contra o HPV continua baixa em Maracaju. O município tem apenas 11 por cento de meninas entre 11 e 13 anos vacinadas. Os pais devem incentivar as adolescentes a não abandonarem o tratamento, que previne o câncer do colo do útero. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, em 2015, existe um risco estimado de 30 casos da doença para um grupo de 100 mil mulheres, somente em Mato Grosso do Sul. De acordo com o ginecologista, Olímpio Ferreira de Almeida, do Instituto Nacional do Câncer, a falta de conhecimento sobre os males causados pelo vírus HPV dificulta a imunização nas adolescentes. Ele cita o exemplo dos países que já usam a vacina há algum mais tempo.
 
SONORA: Médico, Olímpio Ferreira de Almeida
 
“Nos países desenvolvidos não se fazia no primeiro momento o papanicolau,  a incidência do câncer era de 14 por cada 100 mil, 10 por cada 100 mil, quando começou a ser aplicada, mas no sistema organizado, eles reduziram a incidência do câncer do colo do útero de quatro a cinco para cada 100 mil mulheres, então, já reduziu bastante só com o papanicolau, agora com a vacina vai reduzir praticamente a zero.”
 
REPÓRTER: A vacina contra HPV protege mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, é aplicada em meninas de 11 a 13 anos. Outra medida importante na prevenção contra o câncer do colo do útero é a realização do exame papanicolau, pelas mulheres em idade adulta. O epidemiologista do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explica porque é importante vacinar as mulheres já na adolescência.  
 
SONORA: Epidemiologista do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“Essa geração que está sendo vacinada contra o HPV, combinando a vacina contra o HPV com o exame papanicolau, a partir dos 25 anos, pode ser a primeira geração livre de morte por câncer de colo do útero. Por isso, as famílias não podem perder essa oportunidade e não devem dar ouvidos a boatos de redes sociais, a boatos que não tem nem comprovação no Brasil ou em qualquer lugar do mundo.”
 
REPÓRTER: A campanha de vacinação pretende imunizar contra o HPV cinco milhões de meninas, em todo país. A vacina pode ser aplicada no posto de saúde Nestor Muniz, na Rua Vacarias, no centro de Maracaju.Meninas de nove e 10 anos já podem tomar a primeira dose da vacina.
 
Reportagem, Rodrigo Santos

Receba nossos conteúdos em primeira mão.