MANHUMIRIM (MG): Doze municípios da região de Manhumirim registraram 41 casos de febre amarela

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Quarenta e uma pessoas tiveram febre amarela este ano em doze das 20 cidades que formam a microrregião de Manhumirim, localizada na Zona da Mata mineira. De acordo com a secretaria estadual de Saúde, Ipanema, com 13 pessoas doentes, é o município com o maior número de casos, seguido de Lajinha, com sete e de Simonésia, com seis casos. Em São José do Mantimento e Chalé há dois moradores com febre amarela em cada cidade. Em Mutum e Manhuaçu são três. E em Santana do Manhuaçu, Reduto, Pocrane, Durandé e Conceição de Ipanema há uma pessoa com febre amarela em cada cidade. Do total de cinco milhões e quinhentos mil doses da vacina contra febre amarela enviadas ao estado, mais de dois milhões foram para o Leste de Minas, a região mais afetada pela doença no estado, onde ficam Governador Valadares, Coronel Fabriciano, Teófilo Otoni, Diamantina e Manhumirim.   O subsecretário de vigilância e atenção à saúde, Rodrigo Said, informa o que, além da vacinação, está sendo feito em Minas para conter a febre amarela.
 
TEC./SONORA: Rodrigo Said, subsecretário de Vigilância e Atenção à Saúde.
“Durante a ocorrência do surto, além da estratégia da vacinação nós trabalhamos também com diretrizes para organização da rede de atenção. Então foram contratados leitos adicionais, compras de equipamentos, contratamos novos médicos, recontratamos vacinadores para ajudar os municípios na vacinação. E também suporte em ambulâncias, equipamentos e medicamentos”.
 
LOC: A moradora de Manhuaçu, Mônica Lourenço, de 24 anos, está grávida, então não pôde tomar a vacina, pois é contraindicado para gestantes. Mas Mônica sabe que está protegida após consultar o cartão de vacina e confirmar que a última vez que tomou a dose foi em 2009 e o prazo de validade da primeira dose da vacina é de 10 anos.
 
TEC./SONORA: Mônica Lourenço, operadora de caixa.
 
“Eu acho que guardando isso, muito tumulto que teve esses dias com o surto da doença, poderia ser evitado. Porque eu acho que bastante gente que já foi vacinada tomou novamente. Agora já deu uma tranquilizada porque acaba que o número de internações caiu bastante. Então, o pessoal já não está tão assustado. Mas nos primeiros dias o povo estava tudo assustado.”
 
LOC: As pessoas que vão viajar para local de surto devem estar vacinadas. A vacina deve ser tomada dez dias antes da viagem, tempo que ela leva para fazer efeito.  Veja mais informações sobre a febre amarela no site www.saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.