MANHUAÇU (MG): Cartão de vacina é essencial para controle da vacina contra febre amarela

Desde o começo do surto, cerca de 20 pessoas chegaram a ser internadas com suspeita de febre amarela
 

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O leste de Minas Gerais vive desde janeiro um surto de febre amarela. São mais de 280 casos confirmados da doença na região, de acordo com o último balanço epidemiológico da secretaria de Saúde de Minas. Em Manhuaçu, foram confirmados cinco casos da doença até agora. Outras 12 pessoas estão com suspeita e esperam a confirmação clínica. Desde o começo do surto, cerca de 20 pessoas chegaram a ser internadas com suspeita de febre amarela no hospital César Leite, segundo a secretaria de saúde local. A unidade de saúde disponibilizou leitos de emergência para atender aos pacientes. Três pessoas transferidas de Ipanema, infelizmente, morreram em decorrência da doença. Desde janeiro, foi criado um comitê gestor e mais de 30 mil doses de vacina foram enviadas para a cidade e distritos, segundo a prefeitura. E quem ainda não se protegeu, ainda há tempo. E é muito importante levar o cartão de vacinação. Mônica Lourenço, de 24 anos, trabalha no caixa da loja Ana Pires Store. Ela não pôde se vacinar, pois está grávida e nessa situação há contraindicações. Mas a última vez que tomou a dose foi em 2009, ou seja, está protegida porque o prazo de validade da primeira dose da vacina é de 10 anos. Mônica sabe disso porque guardou o cartão.

TEC./SONORA: Mônica Lourenço, operadora de caixa.

“Eu acho que guardando isso, muito tumulto que teve esses dias com o surto da doença, poderia ser evitado. Porque eu acho que bastante gente que já foi vacinada tomou novamente. Agora já deu uma tranquilizada porque acaba que o número de internações caiu bastante. Então, o pessoal já não está tão assustado. Mas nos primeiros dias o povo estava tudo assustado.”

LOC.: O subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde do estado de Minas, Rodrigo Said, pede a quem mora nos municípios com notificações e casos confirmados de febre amarela e que ainda não tomou uma dose da vacina, que compareça aos postos de saúde e leve o cartão de vacinação.

TEC./SONORA: Rodrigo Said, subsecretário de vigilância e proteção à saúde do estado de Minas.

“A principal atividade neste momento é a atualização do cartão. Para essa atualização, é importante que os pacientes que residem naquela região procurarem a unidade de saúde mais próxima de sua residência, levando o cartão de vacinação para verificação, junto com a equipe de saúde, se tem ou não a necessidade de um reforço.”

LOC.: Quem perdeu o cartão deve procurar o serviço de saúde que costuma frequentar e tentar resgatar o histórico. Se não conseguir, é melhor tomar a vacina. Quem já tomou as duas doses está livre da febre amarela, não precisa mais se vacinar. Para mais informações, acesse www.saude.gov.br. Ministério da Saúde. Governo Federal.


 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.