MANAUS (AM): Especialistas da área da Saúde explicam sintomas de Dengue, Zika e Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A cidade de Manaus registrou mais de seis mil casos de transmissão do Zika e Chikungunya em 2016, segundo os dados do Ministério da Saúde. O vírus é transmitido pelo mesmo mosquito da Dengue. A Pesquisadora Saúde Pública do Instituto Evandro Chagas, no Pará, Lívia Carício, fala sobre os primeiros sinais das três doenças:

TEC.SONORA: Lívia Carício, pesquisadora Saúde Pública do Instituto Evandro Chagas
“Os sinais eles começam com dor de cabeça, febre, mal estar, dor no corpo, então aqueles sintomas são muitos parecidos porque a gente já vê na Dengue, Zika, Chikungunya, então os sintomas gerais mesmo das arboviroses”.

LOC.: Já o médico infectologista do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, Jefer Reis Alves explica como são as manchas na pele que aparecem quando uma pessoa pega uma dessas doenças.

TEC./SONORA: Médico infectologista do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, Jefer Reis Alves
“Uma das características comuns dessas doenças também é a presença de manchas na pele chamadas de eczantemas e cada uma delas tem sintomas um pouco diferentes. No caso da Dengue o eczantema pode ter pontos avermelhados, pequenos pontos hemorrágicos, no caso do Zika essas manchas são muito pruriginosas, elas coçam, e no caso do Chikungunya essas lesões dermatológicas são variadas. “

LOC.: Jefer Reis Alves enfatiza que as dores nas articulações são características na Chikungunya:

TEC./SONORA: Jefer Reis Alves, médico infectologista do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo
“Zika, em geral, no adulto, é um quadro mais leve, geralmente não requer uma hospitalização, não requer uma atenção imediata, e no caso do Chikungunya os sintomas são muito claros, são sintomas de dores articulares que acabam levando o indivíduo a procurar um tratamento, um hospital. E no caso do Chikungunya o tratamento é basicamente o controle da dor”

LOC.: As três doenças devem ter atenção especial, conforme explica o Coordenador de Dengue, Zika e Chikungunya da Fiocruz, no Rio de Janeiro, José Augusto de Brito:

TEC/SONORA: Coordenador de Dengue, Zika e Chikungunya da Fiocruz, no Rio de Janeiro, José Augusto de Brito
“O que nós temos é o seguinte, resumidamente, a Dengue é uma doença que perdendo o diagnóstico a pessoa pode morrer; a Zika é uma doença que das 3 é mais branda, porém se ela acomete a gestão o risco da microcefalia é uma tragédia e a Chikungunya é a das três a mais incapacitante. Ela não costuma levar à morte mas ela leva a uma grande incapacitação da pessoa.”

LOC.: Não existem vacinas para essas doenças e a melhor forma de prevenção é o combate ao mosquito que gosta de água parada e o uso adequado de repelente. Para mais informações, o Ministério da Saúde disponibilizou o site: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.