MAJOR VIEIRA (SC): Apenas 10% das meninas entre 11 e 13 anos tomaram vacina contra HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O vírus HPV é a principal causa do câncer do colo do útero no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer em 2015, vão ocorrer 480 novos casos deste tipo de câncer em Santa Catarina. A forma mais segura e eficaz de prevenção é a vacinação. A segunda dose da campanha está disponível em postos de saúde de todo o País. Na cidade de Major Vieira apenas 10 por cento das meninas entre 11 e 13 anos se imunizou. De acordo com a secretaria municipal de saúde, a população precisa se mobilizar para que as jovens estejam livres da doença. A enfermeira de Major Vieira, Tamara Karvat, afirma que os profissionais de saúde da cidade estão preparados para orientar a população sobre qualquer dúvida em relação a vacina.
 
SONORA: Enfermeira, Tamara karvat
 
“A população pode estar entrando em contato com as agentes de saúde para tirar essas dúvidas, que elas sempre estão informadas. Elas já devem passar essas informações nas casas”.
 
REPÓRTER: O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, convoca a população e destaca que é necessário tomar a segunda dose para ficar imune ao vírus.
 
SONORA: Jarbas Barbosa, secretário de vigilância e saúde do Ministério da Saúde
 
“As famílias não podem perder essa oportunidade e não devem dar ouvidos a boatos de redes sociais, a boatos que não tem nem comprovação no Brasil e nem em qualquer lugar do mundo. É muito importante que as meninas que tomaram a primeira dose tomem à segunda. A proteção só está completa quando ela toma a segunda dose e cinco anos depois ela toma o reforço e as meninas de nove a 11 anos, em 2015, começar a vacinar para que a gente tenha a mortalidade por câncer de colo de útero reduzida de maneira drástica em nosso país”
 
REPÓRTER: Tamara Karvat, também convoca as jovens do município para tomar a vacina contra o HPV.
 
SONORA: Enfermeira, Tamara Karvat
 
“Gostaria de convidar todas as adolescentes que fazem parte da faixa etária que compete a vacinação do HPV para estarem comparecendo a unidade de saúde central de Major Vieira, para que possam estar recebendo essa dose dessa vacina que vem facilitar a vida futura delas, a trazer benefícios e ter uma vida saudável”.
 
REPÓRTER: As meninas de Major Vieira entre 11 e 13 anos devem tomar a vacina contra o HPV na unidade de saúde central da cidade. O local funciona de segunda a sexta das oito da manhã às cinco da tarde.
 
Reportagem, Rodrigo Nunes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.