Data de publicação: 06 de Março de 2015, 02:00h, atualizado em 05 de Março de 2015, 11:13h
A médica Natália Sales está entre os seis profissionais que, este ano, vão começar a atuar pelo programa Mais Médicos no município de Formosa, em Goiás. Natália conta que cuidar do outro sempre fez parte da vida dela, mesmo antes de se tornar médica
REPÓRTER: A médica Natália Sales está entre os seis profissionais que, este ano, vão começar a atuar pelo programa Mais Médicos no município de Formosa, em Goiás. Natália conta que cuidar do outro sempre fez parte da vida dela, mesmo antes de se tornar médica.
SONORA: médica – Natália Sales
“Na verdade eu queria ser veterinária. Só que eu passei para enfermagem e fiz o curso de enfermagem superior e quando eu me deparei com o mercado de trabalho vi que não era. E resolvi emendar a faculdade de medicina. A linha é a mesma. É o cuidar que me move. Então, foi por isso que eu optei pela medicina também”.
REPÓRTER: Formada em medicina há mais de dois anos em uma faculdade da cidade de Ipatinga, no interior de Minas Gerais, Natália Sales já tem pós-graduação em geriatria, que é a medicina voltada para o atendimento aos idosos. Natália Sales conta que não foi só pelo acréscimo de 10% na prova de residência oferecido aos participantes do Mais Médicos que ela decidiu entrar no programa, mas também pela oportunidade de atender diretamente a população mais carente.
SONORA: médica – Natália Sales
“Na verdade são as duas coisas. Eu gosto muito de saúde pública. Eu gosto muito desse acompanhamento com os pacientes. Eu acho que esse programa é importante e é muito bom poder participar dele. E como agora eu decidi que eu quero tentar fazer a prova de residência eu resolvi me inscrever para o Mais Médicos”.
REPÓRTER: A médica Natália Sales conta que está ansiosa para conhecer as pessoas que vai atender em Formosa. Ela explica que já começou a se informar sobre os principais problemas de saúde da população local.
SONORA: médica – Natália Sales
“Um dos maiores problemas lá, tem intoxicação por produtos químicos em geral e também por medicações. E tem algumas outras coisas, que como todo município, a violência, a dengue, que já começou também a apresentar no município, as doenças cardiovasculares e também todas as doenças que afetam esses sistemas. Hipertensão e diabetes também”.
REPÓRTER: Segundo a coordenadora de Atenção Básica do município goiano de Formosa, Adriana Gomes, a presença dos profissionais do Mais Médicos nas Unidades de Saúde é importante para garantir atendimento em saúde e diminuir o tempo de espera nos hospitais.
SONORA: coordenadora municipal de Atenção Básica de Formosa (GO) – Adriana Gomes
“Diminui as filas dos prontos-socorros porque como a comunidade está sendo assistida lá na atenção básica, tendo essa primeira consulta, as prevenções, as promoções de saúde, o usuário procura menos a emergência dos hospitais. E como temos muito fluxo para Brasília e tudo, então a gente manda menos pessoas para Brasília e para Goiânia”.
REPÓRTER: Natália Sales já começou a atuar pelo Mais Médicos no município goiano de Formosa nesta semana. E, em todo o Brasil, mais de 3 mil e 800 profissionais também começam a atender a população ainda este mês. Para saber mais, acesse a página do Ministério da Saúde. O endereço é www.saude.gov.br.
Reportagem, Fábio Ruas
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev