MAIS MÉDICOS: Conheça a história da profissional que vai atuar em Formosa (GO)

A médica Natália Sales está entre os seis profissionais que, este ano, vão começar a atuar pelo programa Mais Médicos no município de Formosa, em Goiás. Natália conta que cuidar do outro sempre fez parte da vida dela, mesmo antes de se tornar médica

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

 REPÓRTER: A médica Natália Sales está entre os seis profissionais que, este ano, vão começar a atuar pelo programa Mais Médicos no município de Formosa, em Goiás. Natália conta que cuidar do outro sempre fez parte da vida dela, mesmo antes de se tornar médica. 

SONORA: médica – Natália Sales 

“Na verdade eu queria ser veterinária. Só que eu passei para enfermagem e fiz o curso de enfermagem superior e quando eu me deparei com o mercado de trabalho vi que não era. E resolvi emendar a faculdade de medicina. A linha é a mesma. É o cuidar que me move. Então, foi por isso que eu optei pela medicina também”. 

REPÓRTER: Formada em medicina há mais de dois anos em uma faculdade da cidade de Ipatinga, no interior de Minas Gerais, Natália Sales já tem pós-graduação em geriatria, que é a medicina voltada para o atendimento aos idosos. Natália Sales conta que não foi só pelo acréscimo de 10% na prova de residência oferecido aos participantes do Mais Médicos que ela decidiu entrar no programa, mas também pela oportunidade de atender diretamente a população mais carente. 

SONORA: médica – Natália Sales 

“Na verdade são as duas coisas. Eu gosto muito de saúde pública. Eu gosto muito desse acompanhamento com os pacientes. Eu acho que esse programa é importante e é muito bom poder participar dele. E como agora eu decidi que eu quero tentar fazer a prova de residência eu resolvi me inscrever para o Mais Médicos”. 

REPÓRTER: A médica Natália Sales conta que está ansiosa para conhecer as pessoas que vai atender em Formosa. Ela explica que já começou a se informar sobre os principais problemas de saúde da população local. 

SONORA: médica – Natália Sales 

“Um dos maiores problemas lá, tem intoxicação por produtos químicos em geral e também por medicações. E tem algumas outras coisas, que como todo município, a violência, a dengue, que já começou também a apresentar no município, as doenças cardiovasculares e também todas as doenças que afetam esses sistemas. Hipertensão e diabetes também”. 

REPÓRTER: Segundo a coordenadora de Atenção Básica do município goiano de Formosa, Adriana Gomes, a presença dos profissionais do Mais Médicos nas Unidades de Saúde é importante para garantir atendimento em saúde e  diminuir o tempo de espera nos hospitais. 

SONORA: coordenadora municipal de Atenção Básica de Formosa (GO) – Adriana Gomes 

“Diminui as filas dos prontos-socorros porque como a comunidade está sendo assistida lá na atenção básica, tendo essa primeira consulta, as prevenções, as promoções de saúde, o usuário procura menos a emergência dos hospitais. E como temos muito fluxo para Brasília e tudo, então a gente manda menos pessoas para Brasília e para Goiânia”. 

REPÓRTER: Natália Sales já começou a atuar pelo Mais Médicos no município goiano de Formosa nesta semana. E, em todo o Brasil, mais de 3 mil e 800 profissionais também começam a atender a população ainda este mês. Para saber mais, acesse a página do Ministério da Saúde. O endereço é www.saude.gov.br. 

Reportagem, Fábio Ruas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.