MAGÉ (RJ): Sala central de vacina é uma dos 65 pontos de imunização contra HPV do município

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Mais de 60 postos do município de Magé, oferecem segunda dose da vacina contra o HPV. A sala central de vacina, que fica atrás do Hospital Municipal de Magé é um dos pontos que disponibilizam a imunização. A equipe composta por quatro técnicas de enfermagem, a Márcia, Luciene, Gloria e a Darli aplica as vacinas e oferecem orientações sobre as doses. A procura pela vacinação ainda é baixa pelas jovens entre 11 e 13 anos. Apenas 20 por cento das meninas nessa faixa etária foram vacinadas, porcentagem bem inferior à meta de 75 por cento. As jovens da cidade precisam se imunizar é o que garante o coordenador de vacina da cidade, Darlan Nery.
 
SONORA: Coordenador de vacina, Darlan Nery
 
“A vacina é o meio de prevenção bastante eficaz. Então, há necessidade de tomar a vacina, principalmente a segunda dose, é importantíssima e deve acontecer. O que houve na realidade foram boatos, nada de tão grave aconteceu”.
 
REPÓRTER: A estudante Thaís Gonçalves, moradora de Magé, faz parte dos 20 por cento de garotas que tomaram a vacina. E nem o medo impediu a jovem de se imunizar contra o vírus.
 
SONORA: Estudante, Thaís Gonçalves
 
“Eu fiquei com medo porque eu tenho pavor à injeção, mas aí piorou mais ainda porque todo mundo falou que dói muito. Mas, não doeu não, eu não senti nada não, não teve nenhuma reação e eu percebi que era um negócio seguro. Essa vacina é algo muito bom”.
 
REPÓRTER: O vírus do HPV é o principal responsável pelo surgimento do câncer do colo do útero, um dos que mais mata mulheres no País. A vacina é a forma mais segura e eficaz de prevenção contra o papiloma vírus e o câncer do colo do útero. As meninas entre 11 e 13 anos podem tomar a vacina contra o HPV em um dos 65 postos de vacinação espalhados pelo município. Os locais funcionam de segunda a sexta, das oito da manhã às cinco horas da tarde. A cidade de Itaboraí, também não atingiu a meta de vacinação e imunizou somente 35 por cento das meninas do município.
 
Reportagem, Rodrigo Nunes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.