MACAU (RN): Sala de Situação elabora estratégias para eliminar o Aedes no município

 A Secretaria de Gestão em Serviços e a Secretaria de Educação do município já atuam em conjunto para combater o Aedes.
 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPORTER: Macau criou uma sala de situação para analisar as circunstâncias e fazer uma avaliação semanal das estratégias de enfrentamento e combate ao Aedes aegypti. O mosquito é o transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. A Secretaria de Gestão em Serviços e a Secretaria de Educação do município já atuam em conjunto nesse sentido. Tiago de Oliveira é o secretário de Saúde e também preside a Sala de Controle ao Aedes aegypti de Macau. Ele explica como funciona esse comitê e convida a população a fazer parte dessa estrutura.

 
SONORA: Tiago de Oliveira, secretário de saúde e presidente da Sala de Controle ao Aedes aegypti de Macau
 
“A gente hoje está com um trabalho de interação com a Secretaria de Gestão e Serviço, que é a parte de limpeza urbana, e também com a Secretaria de Educação, com a questão de mobilizar as escolas e os alunos no combate à dengue. Não vai ser somente a Secretaria de Saúde que vai conseguir erradicar os focos e também os criadouros. Então, quanto mais líderes comunitários, professores, alunos e conselhos municipais estiverem engajados, melhor ainda”.
 
REPÓRTER: Mas a população de Macau não deve apenas esperar pelo trabalho dos profissionais de saúde e líderes comunitários. É fundamental que cada morador participe e faça a sua parte no combate ao mosquito, como explica o ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
SONORA: Marcelo Castro, ministro da Saúde
 
“Precisamos continuar fortalecendo as ações de combate ao mosquito para conseguirmos mudar esse quadro. Receba os agentes de saúde para as vistorias e fique atento às orientações que eles vão lhe dar para a eliminação dos criadouros do mosquito. Não esqueça também de fazer sua parte: reserve 15 minutos por semana para fazer a ronda em casa e acabar com o mosquito Aedes aegypti. Envolva toda a família, amigos e vizinhos nessa luta. O mosquito não é mais forte que o país inteiro”.
 
REPÓRTER: Se você, morador de Macau, sabe de alguma casa que está fechada ou de algum terreno abandonado, peça a visita de agentes nesses locais. Entre em contato na prefeitura pelo número 3521-2355 e ajude a eliminar o Aedes em Macau. Saiba mais sobre dengue, chikungunya e vírus Zika no site do Ministério da Saúde. O endereço é: combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Karina Chagas 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.