LAVA JATO: PF suspeita que Lula seja “amigo” em planilha da Odebrecht

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O codinome ‘amigo’, que aparece em planilhas de propinas da empreiteira Odebrecht, pode estar ligado à pessoa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A suspeita foi divulgada nesta segunda-feira (24) pela Polícia Federal no documento que indiciou o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci por corrupção passiva, através das investigações da Operação Lava Jato.
O ex-presidente Lula, de acordo com a PF, teria recebido oito milhões de Reais de uma conta corrente de propina. O pagamento identificado nas planilhas da Odebrecht tinha como destinatário o codinome “Amigo”. E, conforme Relatório de Análise de Polícia Judiciária, Lula era conhecido por esse apelido.
De acordo com a Polícia Federal, o empresário Emílio Odebrecht, pai de Marcelo Odebrecht era o principal interlocutor de Lula na empreiteira que leva o nome da família.
As provas estão sob análise do delegado federal Márcio Adriano Anselmo, que é responsável pelas investigações de crimes supostamente cometidos por Lula.
Com a divulgação do relatório, a defesa do ex-presidente afirmou por meio de nota que “A Lava Jato não apresentou qualquer prova que possa dar sustentação às acusações formuladas contra Lula. São, por isso, sem exceção, acusações frívolas, ou seja, da manipulação das leis e dos procedimentos jurídicos para fins de perseguição política. Na falta de provas, usa-se da ‘convicção’ e de ‘achismos’”, encerrou a nota assinada pelo advogado de Lula Cristiano Zanin Martins.

Reportagem, João Paulo Machado
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.