LAVA JATO: Após pedido de Lula, ministro da Justiça afirma que vai interferir nas investigações e punir policiais

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O jornal Folha de São Paulo publicou na internet, neste sábado, entrevista com o novo ministro da Justiça, Eugênio Aragão, onde o “amigo” do presidente Lula, afirma que vai trocar toda a equipe da Polícia Federal envolvida nas investigações da Operação Lava Jato, em especial, os policiais que trabalharam na captação dos áudios telefônicos do ex-presidente. Esta semana, a Justiça Federal retirou o sigilo sobre as escutas de diálogos entre Lula e a presidente Dilma e o ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Paulo Vannuchi, entre outros. Em um trecho dos áudios liberados pela Justiça, Lula pede a Paulo Vannuchi que pressione o ministro Eugênio Aragão para interferir no trabalho da Polícia Federal.
 
SONORA: ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva
 
“O negócio é o seguinte, Paulinho, nós temos que comprar essa briga. Eu sei que é difícil, sabe. Eu, às vezes, fico pensando até que o Aragão deveria cumprir um papel de homem naquela P******. Porque o Aragão parece nosso amigo, parece, parece, parece, mas está sempre dizendo: olha...”  
 
REPÓRTER: O ministro da Justiça, Eugênio Aragão, disse a Folha de São Paulo que, tem certeza que as conversas de Lula ao telefone teriam sido vazadas por policiais federais. Ao ser questionado pelo jornal se teria provas do suposto vazamento, o ministro Eugênio Aragão foi incisivo. Ele afirmou que não precisaria de provas para justificar o afastamento dos policiais da Operação Lava Jato. Para os delegados de Polícia Federal, a decisão do ministro da Justiça demonstra que o governo está com pressa para acabar com a Operação Lava Jato, como ressalta do presidente da Associação Nacional dos Delegados de Policia Federal, Doutor Carlos Eduardo Sobral.   
 
SONORA: Dr. Carlos Eduardo Sobral, presidente da ADPF
 
“Os delegados de Polícia Federal lamentam profundamente as falas do ministro da Justiça, dizendo que, sem qualquer prova irá afastar os policiais federais que realizam a mais importante investigação de combate ao crime organizado, de combate a corrupção, e entendemos que, essa frase não é compatível com o cargo de ministro da Justiça e sim, com alguém que tem pressa em acabar com as investigações da Operação Lava Jato.”
 
REPÓRTER: De acordo com a ADPF, a única forma de proteger as investigações da Operação Lava Jato de interferências políticas é o Congresso Nacional aprovar o Projeto de Emenda Constitucional, a PEC 412, que prevê a autonomia administrativa e financeira da Polícia Federal. Você pode ajudar assinando a carta de apoio a autonomia da PF. Basta acessar na internet o endereço adpf.org.br
 
Reportagem, Cristiano Carlos

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.