LAGARTO (SE): Município registrou 450 notificações de dengue em 2019

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O município de Lagarto, em Sergipe, teve 450 notificações para dengue em 2019. O número preocupa se comparado ao de 2018, quando foram registradas três notificações da doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. 

Em todo o estado de Sergipe, as autoridades de saúde registraram 6,4 mil casos prováveis de dengue, em 2019. Ao todo, três mortes foram confirmadas em decorrência da doença no período.

O coordenador do Núcleo de Epidemiologia, Carlos Carvalho afirma que a situação cidade, no entanto, reflete a do país, que vive o alerta contra o mosquito. 
O coordenador afirma que prefeitura tem se mobilizado, com estratégias para o combate ao Aedes aegypti. 

“Em 2019, lançamos uma campanha, realizada pelas ruas da cidade, nos bairros com maiores índices de infestação para o mosquito. Foram realizados mutirões de limpeza e orientação à população. Ao mesmo tempo, nós fizemos diversas reuniões para orientações e capacitação de profissionais para os possíveis focos e identificação precoce da doença para o manejo clínico adequado”.

Carlos Carvalho conta que houve uma integração entre poder público e sociedade, com equipes de saúde, da família e o secretário de saúde. Nasceu desse encontro ações como o Projeto Cata Treco, que recolheu entulhos e materiais em locais inadequados e propícios para o desenvolvimento do mosquito.

O médico sanitarista da Fundação Oswaldo Cruz Cláudio Maierovitch explica como o mosquito se prolifera em meio ao lixo, aliando-se ao clima. 

"Existem fatores na natureza, quando há uma certa alternância entre períodos de chuva e períodos curtos de estiagem. Essas são condições ótimas para a reprodução do mosquito, com produtividade maior”.

Lembre-se de que você é responsável pela sua casa. Portanto, fiscalize possíveis criadouros, como ralos, pneus, garrafas, vasos de flores e caixas d’água. Caso queira denunciar algum terreno abandonado ou focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, entre em contato pelo número do disque denúncia da prefeitura: (79) 3631-9605. Repetindo. (79) 3631-9605.

E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.