LAGARTO (SE): Município reduz índice de infestação do transmissor da Chikungunya, Dengue e Zika

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC: Em Lagarto, o nível de infestação do mosquito que transmite Chikungunya, Zika e Dengue teve uma queda. De acordo com o último levantamento exigido pelo Ministério da Saúde, que mede a presença do mosquito, elaborado em março deste ano pela Secretaria de Saúde do município, o resultado foi de 3.2. Até então, o número era 3.6. Mas, a população deve continuar atenta e tomar os cuidados necessários para evitar que o mosquito nasça. Até porque, com esse resultado, Lagarto continua em estado de alerta para surto das três doenças. E contrair uma dessas viroses não é nada bom. O cuidador em saúde, Bruno Santos, de 26 anos teve Chikungunya. Morador do bairro Matinha, mais precisamente na Rua Tancredo Neves, próximo à Rádio Cidade, Bruno conta que não foi fácil conviver com a doença.

 

TEC/SONORA: Bruno Santos, cuidador em saúde.

 

“Para caminhar é meio embaçado. É ruim quando eu acordo de manhã cedo porque doem as juntas dos pés. Dói o corpo todo, mas os pés é pior.”

 

LOC: Só este ano, dois casos de Chikungunya já foram confirmados na cidade. Mas, para ajudar a população a identificar e eliminar criadouros do mosquito, Lagarto conta com 52 agentes de endemias. Só que não adianta o esforço desses profissionais, se os moradores não colaborarem. O gerente de Endemias do município, Amilton Fontes, acredita que os moradores da cidade já aprenderam a combater o mosquito, mas falta um empenho maior no trabalho de eliminação de focos.

 

TEC/SONORA: Amilton Fontes, gerente de Endemias.

 

“Nossa maior dificuldade é que as pessoas tenham o compromisso de praticar isso diariamente. Porque ensinar que não se deve deixar água parada, quase todo mundo já sabe. Eu acredito que a nossa maior dificuldade está sendo é colocar na cabeça das pessoas que isso tem que ser um cuidado diário.”

 

LOC: Do ano passado até agora, mais de 40 casos de Chikungunya, Dengue ou Zika foram notificados em Lagarto. Na cidade, os bairros que mais sofrem com a presença do mosquito são Jardim Campo Novo, Prata e Matinha. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes. 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.