JUSTIÇA: Mais de 30 detidos participam das audiências de custódia em Belém

Na primeira semana do Projeto Audiência de Custodia, não houve nenhum registro de caso de tortura policial.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

 
REPÓRTER: Ao longo da última semana, os juízes Flavio Sanches, da Vara de Inquéritos, e o juiz substituto Rafael Maia, ouviram um total de 32 presos em flagrantes apresentados nas audiências de custódias em Belém.  Eles foram apresentados pelas delegacias de São Brás e Terra Firme, e pelos Centros de Triagens de São Brás, Marambaia, Cremação e Centro de Recuperação Feminino.   Dos 32 casos, oito deles tiveram a prisão em flagrante convertida em prisão preventiva. O Projeto Audiência de Custódia consiste na apresentação do preso ao juiz dentro de 24 horas, como ressalta o juiz da Vara de Inquéritos Policias, Flávio Sanches Leão.
 
SONORA: Juiz Flávio Sanches.
 
“É a apresentação do preso dentro de pouco tempo, 24 horas, o preso é apresentado diretamente pro juiz, diferente daquilo que ocorre hoje quando o juiz só recebe aquela documentação sobre a prisão do indiciado, neste caso da audiência do custodia não, o juiz vai ta la, na frente dele presente numa audiência”.
 
REPÓRTER: Na primeira semana do Projeto Audiência de Custodia, não houve nenhum registro de caso de tortura policial. Dois presos em flagrantes foram liberados mediante monitoramento eletrônico e os demais conseguiram sair do Fórum com alvarás de soltura. O presidente do TJPA, desembargador Constantino Augusto Guerreiro, esclarece a sociedade que o Projeto Audiência de Custodia não veio liberar ninguém e, sim, dar direitos ao preso.
 
SONORA: Presidente do TJPA, desembargador Constantino Augusto Guerreiro.
 
“O que é bom dizer a sociedade é que a audiência de custodia não veio para liberar ninguém. Ela veio para dar um direito ao preso de ir a presença de um juiz e o juiz poder verificar todos os elementos necessários daquela prisão.”
 
REPÓRTER: O governador do Pará, Simão Jatene, afirmou que a audiência de custódia é uma forma de se buscar mecanismos que permitam, de forma mais célere, as pessoas terem seus direitos respeitados.  
 
SONORA: Governador do Pará, Simão Jatene.
 
Isso não se trata de facilitar no sentido de ser mais complacente com isso ou aquilo, não é nada disso, é simplesmente tentar criar mecanismos que permitam com que o de forma mais célere, mais rápida, as pessoas possam ter seus direitos respeitados e ao tempo que se exercite, se pratica a justiça, o estado tem que olhar a sociedade como um todo, e certamente seremos tanto mais modernos, quanto mais justo o formos, é o exercício da justiça em sua plenitude ”.
 
REPÓRTER: Instaladas no dia 25 de setembro, pelo presidente do TJPA, desembargador Constantino Guerreiro, em conjunto com o Supremo Tribunal Federal e o Conselho Nacional de Justiça, as audiências de custódias objetivam evitar o encarceramento desnecessário aos que são detidos, mas que não representam grave ameaça à sociedade.
 

Reportagem, Storni Jr.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.