JUSSARI (BA): Secretaria de Saúde do município desenvolve ações para vacinar meninas contra vírus HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC: Trilha (BG)
 
LOC: As equipes das seis Unidades Básicas de Saúde do SUSde Jussari estão mobilizadas para aplicar a segunda dose da vacina contra o Papiloma Vírus Humano, o HPV, em meninas com idades entre 9 e 11 anos. E a secretaria de saúde do município está trabalhando para superar a taxa de vacinação registrada na primeira etapa da ação, quando apenas cinco por cento das jovens desta faixa etária receberam a primeira dose da vacina,  segundo dados do Ministério da Saúde. Esse número coloca a cidade entre as localidades brasileiras que apresentam os números mais baixos em relação à meta de vacinação contra o HPV estabelecida pelo Ministério, que é de vacinar 80% dessas jovens. O secretário de saúde do município, José Rubens Alves dos Santos, explica que a prefeitura, junto com a secretaria está tomando providências para melhorar a vacinação na região. O gestor lista algumas das ações desenvolvidas em Jussari para alcançar o público alvo da vacina.
 
TEC: José Rubens Alves dos Santos, Secretário de Saúde de Jussari – BA
 
“Nos postos de saúde, nós estamos fazendo pequenas palestras, tanto para adultos, como para as adolescentes, ou seja, os usuários de um modo geral. Nós também estamos com informativos através da rádio local e temos um carro de som que sai todos os dias aos bairros fazendo com que a população tenha conhecimento do âmbito da vacinação. As enfermeiras também estão indo as escolas com informativos e fazendo mini-palestras, palestras rápidas vai sala por sala fazendo uma palestra pequena mostrando a importância da conscientização dos jovens para esse programa de vacinação.”     
 
TEC: Sobe e Desce (BG).
 
LOC: A vacina contra o HPV é a principal forma de prevenir doenças graves no futuro, como o câncer do colo do útero. Este tipo de câncer mata mais de cinco mil mulheres no Brasil, anualmente, segundo o Inca. A doença desenvolvida na idade adulta pode ser evitada ainda na infância, quando a menina ainda não teve nenhum contato com relações sexuais. Por isso, a vacina é oferecida para meninas e adolescentes, período onde a imunização é mais completa, de acordo com o Ministério da Saúde. O médico especialista em câncer do Instituto Nacional do Câncer, Gustavo Iglesias explica a relação do vírus HPV com o câncer do colo do útero e lembra que com a vacina é possível erradicar a doença.
 
TEC: Gustavo Iglesias, oncologista do Instituto Nacional do Câncer
 
“Vou colocar de uma maneira simples, porque eu acho que todo mundo conhece a relação do cigarro com o câncer de pulmão, todo mundo sabe que quem fuma pode ter câncer de pulmão. A relação da infecção pelo HPV com o câncer de colo uterino é ainda mais forte do ponto de vista estatístico. Se nós pudéssemos, teoricamente, extinguir de forma total e completa a infecção pelo HPV, nós provavelmente extinguiríamos também a incidência do câncer de colo do útero. Se tornaria uma doença raríssima absolutamente excepcional. A esmagadora maioria dos cânceres de colo uterino tem relação com a infecção pelo Papiloma Vírus Humano, pelo HPV.” 
 

TEC: Sobe e Desce (BG).
 
LOC: O Secretário de Saúde de Jussari, José Rubens Alves, reforça o convite da vacinação para os pais e as garotas que ainda não se protegeram contra o vírus HPV. O gestor lembra que esta oportunidade pode evitar transtornos com a saúde das meninas no futuro.
 
TEC: José Rubens Alves dos Santos, Secretário de Saúde de Jussari – BA
 
“Como secretário de saúde e uma pessoa ligada à saúde, nós estamos pedindo que as mães usem esse benefício que o Governo Federal vem através das secretarias de saúde colocando à disposição da população, dos usuários, por que é muito importante a imunização, para que evite um futuro acometimento por essas doenças, não só o HPV, mas principalmente o HPV que têm trazido grandes transtornos principalmente na área dos cânceres que podem ser evitados.”
 
LOC:  A vacina contra o HPV é disponibilizada gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde do SUS ou em escolas parceiras. Ela foi introduzida no calendário nacional de vacinação no ano passado para atender meninas de 11 a 13 anos de idade. Este ano, o Ministério da Saúde está priorizando a vacinação de crianças e adolescentes de 9 a 11 anos. As meninas e adolescentes com 12 e 13 anos, que ainda não tomaram a primeira ou a segunda dose, também devem procurar as unidades de saúde para atualizarem o cartão de vacinação. A criança ou a adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. Obtenha mais informações sobre a vacina contra o câncer do colo do útero e o HPV no portal do Ministério da Saúde na Internet, www.saude.gov.br/hpv.

TEC: Encerra trilha (BG).

Receba nossos conteúdos em primeira mão.