Judiciário visita Juizados Especiais

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...Tempo do áudio –

 
LOC/REPÓRTER: Com o intuito de aperfeiçoar o atendimento nos Juizados Especiais, uma equipe do Judiciário realizou visitas para verificar as demandas e a estrutura física dos locais. No Juizado Especial da Cidade Nova, em Ananindeua, as duas Varas Cíveis tem um acervo de aproximadamente sete mil processos. Já no juizado do Paar, no mesmo município, tramitam três mil processos de natureza cível e cerca 2.600 são processos criminais. A coordenadora dos Juizados Especiais, desembargadora Vânia Bitar, acompanhou as visitas e destaca que as melhorias vão beneficiar o cidadão.
 
TEC/SONORA: Coordenadora dos Juizados Especiais, desembargadora Vânia Bitar.
 
“Para a população vai ser um retorno muito bom, porque se nós estamos fazendo essas visitas buscando melhorias tanto estruturais como de pessoal, nós vamos melhorar o serviço que é prestado para essa própria população. Quanto melhor o juiz tiver condições de prestá-lo, mais eficiente vai ser o trabalho e mais as demandas vão ser resolvidas”.
 
LOC/REPÓRTER: Os Juizados Especiais de Icoaraci e Marituba também foram visitados. Em Icoaraci, foi constatado que cerca de 4.500 processos tramitam na área cível e 500 na criminal. Já em Marituba, que possui o Juizado Especial Adjunto com competência cível e criminal, tramitam por volta de 1.300 processos. Ano passado, o Conselho Nacional de Justiça homenageou o Juizado que conseguiu bater a meta e finalizar todos os processos em tramitação. O juiz responsável pelo Juizado Especial de Marituba, Geraldo da Luz, ressalta as vantagens do atendimento.
 
TEC/SONORA: Juiz Geraldo da Luz.
 
“As pessoas, elas tem dificuldades em, justamente, entender diversas coisas e elas vem aqui, procuram o Juizado, não só para expressar alguma inconformação com as coisas que estão acontecendo no dia-a-dia da vida delas, como também para abrir alguma ação quando elas são lesadas. Isso faz com que a população não fique totalmente desassistida do Judiciário”.
 
LOC/REPÓRTER: A equipe da coordenadoria dos Juizados Especiais vai visitar os 24 Juizados Especiais localizados no interior do Pará.
 
Reportagem, Thamyres Nicolau
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.